Notícia na íntegra

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021 | Horário: 12:26

Saúde: aplicativo agiliza e melhora atendimento de pacientes

Plataforma e-saúde agilizou o atendimento e o diagnóstico de pacientes com suspeita de covid-19 durante a pandemia

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, oferece o aplicativo e-saúdeSP, uma plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista e oferece diversas outras funcionalidades. O aplicativo agilizou o atendimento e o diagnóstico de pacientes com suspeita de covid-19 durante a pandemia.

Após acessar a ferramenta, o usuário responde algumas perguntas sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. O munícipe recebe de volta um relatório com base nos sintomas declarados, que contém todas as orientações necessárias, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou para atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O paciente poderá receber ainda orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou, se necessário, encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central @covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina.

Monitoramento

Até o dia 31 de dezembro de 2020, a central @covid realizou mais de 7.500 atendimentos. Todo o serviço está articulado com as Unidades Básicas de Saúde da cidade, que monitoram por telefone ou presencialmente os casos confirmados da doença transmitida pelo novo coronavírus. Atualmente, são mais de 192 mil monitorados no município (número que ultrapassou 945 mil no acumulado desde o início da pandemia, até o dia 1º de janeiro de 2021).

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos Equipamentos de Saúde do município. Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobre medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado.

Até 31 de dezembro, foram registrados 347.013 acessos à plataforma para cadastramento ativo por parte do usuário. A plataforma está disponível para dispositivos Android, iOS e em versão web. Para acessar os dados, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

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