Notícia na íntegra

Domingo, 26 de Maio de 2019 | Horário: 12:04

Requalificação da Praça Pôr do Sol é entregue à população

Entre as melhorias estão substituição do playground e implantação de um petplay
1372751-Requalificação da Praça do Pôr do Sol

A tradicional Praça Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste da capital, está de cara nova. As obras de requalificação, de responsabilidade da Subprefeitura de Pinheiros, foram entregues neste domingo (26) pelo prefeito Bruno Covas. As melhorias custaram R$350 mil, verba liberada por meio de emenda do vereador Caio Miranda.

“A entrega das obras de requalificação da Praça Pôr do Sol é importante para o bairro e seus moradores, tendo em vista as mudanças implantadas. As escadas ganharam corrimão, fizemos alterações na estrutura, os parquinhos ficaram mais seguros e os cães podem brincar a vontade”, afirmou o subprefeito de Pinheiros, João Grande. Segundo ele, esse é só o começo. “Estamos em busca de parceiros na iniciativa privada para um termo de cooperação para a Praça, o que vai impactar ainda mais a região”.

"Este é um evento que só está acontecendo por causa da parceria entre o Executivo, o Legislativo e a população", ressaltou Covas. Ele informou que haverá uma segunda etapa de obras, que já está na fase de projeto e contempla a adição de mais brinquedos, serviços de drenagem e a segunda parte da escadaria.

O evento contou com apresentações da banda musical da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do grupo Trupe Pé de Histórias, para o público infantil. Além disso, os visitantes puderam conferir uma feira de orgânicos.

Bruno Covas plantou árvores nativas no gramado da praça em homenagem ao Dia da Mata Atlântica. "Este é um gesto de como a cidade de São Paulo tem compromisso com a questão ambiental, a redução das emissões gases, a ampliação da cobertura vegetal e da reciclagem", destacou

Obras

Com uma área total de aproximadamente 28.000 m², a Praça Pôr do Sol se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital paulista. Seu público abrange moradores da região, crianças e idosos. Tendo em vista o perfil dos visitantes, as obras priorizaram melhorias para garantir o atendimento dos visitantes.

Foram realizadas a reconstrução das escadas de acesso, com inclusão de corrimãos e sinalização acessível no piso, de acordo com ABNT-NBR 9050 – Acessibilidade. Além disso, foram restaurados os espaços intermediários e a área de grama.

Com a revitalização dos três espaços em formato de círculos, foram implantados dois playgrounds, um para crianças abaixo de 5 anos de idade e outro para crianças acima de 5 anos, com pintura reflexiva. Os moradores também passam a contar com um petplay cercado.

Louise Matakas veio da Vila Leopoldina com a filha e a cachorrinha, pois tinha passado antes pela praça e gostou das melhorias. "Ficou muito bacana. Agora a população tem de ajudar a conservar", comentou.

Brinquedos

Os equipamentos implantados nos playgrounds estão entre o que há de mais atual e adequado no mercado mundial, nesse setor, para oferecer os melhores produtos para as crianças da comunidade, com segurança e qualidade. Para a elaboração da concorrência foi exigido o cumprimento da norma de playgrounds, de acordo com ABNT- NBR 16071-2012 - NORMA BRINQUEDOS.

Essa norma prevê que os brinquedos não podem ter arestas e frestas, sem parafusos ou porcas aparentes. A altura dos equipamentos é compatível com a idade das crianças, para evitar riscos de fraturas graves em caso de queda ou outro acidente. O material utilizado para acabamentos é uma resina plastificante, com estrutura metálica com acabamento de pintura eletrostática à pó, conexões em alumínio.

O José Geraldo Júnior gostou muito dos novos brinquedos. Ele vem todo fim de semana para filhinha Maria Alice, de apenas dois anos, curtir o playground. "Essa é a melhor praça da região, que vem do bairro da Lapa para aproveitar o espaço.

Petplay

A Pôr do Sol passa a contar com um petplay. Quem ficou feliz foi o Ricardo Nardon, que traz seus dois cachorros todos os domingos para passear. "Com o petplay ficou muito melhor e mais prático. No local, foram instalados dois portões do tipo clausura para entrada dos cães, com grama. Há equipamentos para atividades com os animais, como pneus, rampa e pranchas de madeira. Também foi implantado um aparelho de Slalom para treinamento ou diversão com os pets, com seis estruturas.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn