Notícia na íntegra

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017 | Horário: 17:56

Projeto Geração +Verde promove plantio de 600 mil mudas nativas na cidade de São Paulo

Com apoio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, iniciativa tem duração de quatro anos e contribui para preservação de mananciais que abastecem o município
1250445-PLANTIO DE ÁRVORES – Apresentação do Projeto GERAÇÃO + VERDE e Coletiva de IMPRENSA

O projeto Geração +Verde plantará, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), 600 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica ao longo dos próximos quatro anos, sem custos para a cidade de São Paulo. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo conta com o apoio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafador de Coca-Cola no mundo, que fizeram a doação das mudas com o objetivo de contribuir para preservar os mananciais que fazem parte da bacia hidrográfica que abastece a população da capital. Para marcar o início do projeto, serão plantadas 500 mudas nesta sexta-feira (22) no Parque Anhanguera, área de preservação ambiental, com a presença do prefeito João Doria e do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Fernando Von Zuben.

“É um programa que promove a proteção ambiental, melhor qualidade das águas e proteção para os mananciais em uma ação coordenada entre a iniciativa privada e a Prefeitura de São Paulo”, diz o prefeito. Doria ressalta a importância para a capital de parcerias e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

A Fundação SOS Mata Atlântica será responsável pelas diversas etapas do reflorestamento, ao longo de quatro anos. A ação envolve a seleção e aquisição de mudas em viveiros, plantio e vistorias em locais estratégicos, com foco na recuperação de matas ciliares em bacias hidrográficas importantes para a produção de água e conservação da biodiversidade.

As mudas são do viveiro da SOS, localizado em Itu. Das 600 mil mudas, 300 mil serão plantadas na cidade de São Paulo em áreas de represas, parques, praças ou doadas para o viveiro do Parque Cemucam, Harry Blossfeld, localizado na região de Cotia, mas administrado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. As outras 300 mil serão plantadas na região de mananciais de água e de nascentes de rios que abastecem a capital paulista.

A iniciativa está em linha com as estratégias e metas da Coca-Cola Brasil para o tema água. Com os projetos de reflorestamento e conservação, a empresa devolve ao meio ambiente o dobro da água usada na produção das bebidas.

“Agua é prioridade da Coca-Cola Brasil e nossa atuação busca contribuir muito além dos muros de nossas fábricas. O plantio das mudas na cidade de São Paulo se soma aos mais de 100 mil hectares onde já trabalhamos para o reflorestamento e recuperação das bacias hidrográficas em todo o país. O projeto ainda reforça a importância da união entre a iniciativa privada, sociedade civil e o poder público em busca de soluções que gerem impacto social e ambiental positivos”, afirma Pedro Massa, diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

Com a eficiência na gestão de recursos hídricos em fábricas e na cadeia produtiva, foi possível reduzir em 30% do volume de água utilizado por litro de bebida produzido nos últimos 16 anos. Recentemente, a Coca-Cola Brasil passou a contribuir também com o acesso à água potável em comunidades. Pela primeira vez, foi formada uma aliança com as principais organizações do setor para atuar em soluções inovadoras e autossustentáveis, com investimento de R$ 20 milhões em projetos de acesso à água no Brasil.

Além do reflorestamento e recuperação das bacias, o projeto ainda reforça a importância da união entre a iniciativa privada, sociedade civil e o poder público para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em nove segmentos: água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e à base de proteína vegetal — com uma linha de mais de 152 produtos, entre sabores regulares e versões zero ou de baixa caloria. Composto por nove grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 62,6 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2017, serão investidos R$ 3,2 bilhões, 10% acima da média dos últimos cinco anos. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 175 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país).

A empresa é considerada a maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo e também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No país, conta com uma estrutura de 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, 10 fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn