Notícia na íntegra

Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021 | Horário: 10:09

Projeto estimula aprendizagem com música, cultura e arte em escola da Zona Sul

Iniciativa de educomunicação, Banda Mabreu é sucesso entre alunos em EMEF Doutor Manoel de Abreu, no Jardim Três Corações

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Manoel de Abreu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, as estudantes e os estudantes participam do "Projeto de Educomunicação – Banda MABREU" realizado pelo Professor Orientador de Educação Digital (POED) Paulo Pires dos Santos. Em 2020, receberam o Prêmio Heitor Villa-Lobos da Educação Municipal, ficando em terceiro lugar, entre 28 inscritos. O projeto leva música, cultura e arte para a escola e o seu entorno desde 2010.

Toda semana, os participantes do projeto têm um encontro de formação com duração de 4h. As atividades envolvem estudar noções básicas sobre música, fazer pesquisas sobre movimentos musicais, ouvir e refletir sobre composições épicas. Além disso, eles ensaiam as músicas e pensam a respeito de suas atuações junto a seus pares, dialogando sobre postura de palco e como se comunicar. Nas formações, há ainda orientações de como utilizar os aparelhos de som, microfones, câmeras e projetores para colaborar com a infraestrutura dos eventos no colégio.

A banda escolar busca promover a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar, incentivando espaços de aprendizagem e interação com os colegas e a comunidade escolar; além de propor o resgate dos valores culturais e incentivar o gosto pela música. O projeto também impulsiona a inclusão social, respeitando as diferenças, e promove protagonismo infanto-juvenil, a autonomia e a autoria colaborativa.

Para a coordenadora pedagógica da EMEF, Gilvana Oliveira Brandao Prado, “o trabalho desenvolvido pelo professor Paulo tem nos mostrado a mudança nas atitudes dos alunos, que estão mais responsáveis, motivados para escola e para a vida. Estamos muito felizes com o resultado. O grupo consegue envolver e estimular a participação dos estudantes neste e nos demais projetos da escola. Quando eles se apresentam na nossa escola ou em outras da região são sempre bem recebidos com grandes públicos”.

A banda

Para fazer o seu som a banda usa bateria, violões, guitarras, contrabaixo e, às vezes, até teclado e flauta doce. A composição varia de acordo com o grupo que se forma em cada ano, mas sempre há músicos e vocalistas. Em 2020, 16 estudantes fizeram parte da MABREU. De 2010 até hoje, 68 estudantes já passaram pela banda.

O repertório dos estudantes é eclético e formado por músicas clássicas da MPB até as atuais que atendem ao gosto dos participantes – sem perder o objetivo das mensagens e conteúdos que possam ser trabalhados nos diversos contextos escolares.

As vagas para participar da banda são muito concorridas e a cada ano o interesse aumenta. Podem participar os alunos do Ensino Fundamental I e II. A MABREU faz apresentações programadas em eventos e atividades extraclasse dentro do cronograma de funcionamento da escola em outros colégios da região que são um sucesso.

Veja algumas apresentações da banda no canal do YouTube.

O professor e sua motivação

Professor na Rede Municipal de Ensino desde 2002, atuando como Professor Orientador de Educação Digital (POED) a partir de 2009, Paulo fala sobre sua motivação para realizar o projeto.

Segundo ele, a iniciativa surgiu do prazer em trabalhar com música nas escolas e da possibilidade de criar um espaço para ouvir e cantar boas canções, proporcionando a oportunidade de protagonismo entre os estudantes quando se apresentam a seus pares.

“A ideia de criar um projeto para ensinar os alunos a tocar, a cantar e refletir sobre os diversos ritmos musicais, surgiu em 2010. Desde então, tenho desenvolvido este projeto com Ensino Fundamental I e II”, comenta.

Contribuição para além da vida estudantil

O professor Paulo acrescenta que “são muitos os alunos que hoje estão no Ensino Médio e até no Ensino Superior que passaram pelo projeto e utilizam a música em seu dia a dia. Alguns tocam instrumentos musicais em suas igrejas, outros ganharam bolsas de estudo pela música. Muitos puderam apreciar os momentos de protagonismo frente aos colegas e pares”.

Se reinventando na pandemia

Em 2020, por conta da pandemia, algumas atividades foram produzidas de modo online com alunos e profissionais da escola. O professor fez gravações de uma base instrumental e depois enviou aos estudantes para que colocassem suas vozes.

Inovando nos exercícios, o docente criou a versão “The Teachers MABREU” e nesta banda também houve gravações das bases instrumentais, só que desta vez eram os colegas professores e da equipe gestora que colocavam suas vozes nas músicas.

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