Notícia na íntegra

Sábado, 1 de Dezembro de 2018 | Horário: 11:53

Prefeitura programa teste para reerguer viaduto que cedeu na Marginal de Pinheiros

Nesta sexta-feira (30), o prefeito Bruno Covas apresentou um balanço das ações até o momento

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realiza no sábado (1), a partir das 8h, teste para reerguer a estrutura do viaduto da marginal de Pinheiros, que cedeu no último dia 15. Nesta sexta-feira (30), o prefeito Bruno Covas apresentou um balanço das ações até o momento.

“O resultado dos testes vai dizer os desdobramentos em relação a qual obra de engenharia será necessária para podermos fazer a recuperação do viaduto”, disse o prefeito.

“Não sabemos a reação do viaduto ao esforço de trazê-lo de volta, por isso estamos sendo muito precavidos, é um teste”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Obras, Vitor Aly. “Vamos começar fazendo um deslocamento mínimo  e ver o que acontece e entender como aquela estrutura vai reagir no momento que colocarmos a carga. Nossa preocupação é com a segurança”, acrescentou.

Covas também informou que solicitou à CPTM a interrupção da circulação de trens naquele espaço durante o sábado. Serão colocados 20 ônibus à disposição da população.

Em relação à contratação dos laudos emergenciais autorizados pelo TCM, o prefeito disse que na semana que vem será feito o chamamento dos critérios que as empresas interessadas em participar do processo devem apresentar. Serão feitos laudos de 33 pontes e viadutos já elencados. “Cada laudo deve demorar cerca de três meses para ser elaborado”, informou.

Também foi anunciada a implantação de uma ciclofaixa provisória na Costa Carvalho, ligando a Pedroso à estação Pinheiros, “pois percebemos um significativo aumento no número de ciclistas na região", comentou. “A população mudou sua rotina pra poder ajudar a Prefeitura e a cidade e por isso vamos colocar em teste essa ciclofaixa.” A Secretaria das Subprefeituras autorizou a instalação de 500 pontos de compartilhamento de bicicletas entre Jurubatuba e o Jaraguá.

Quanto à utilização dos recursos na manutenção das pontes, Covas explicou que de 2014 a 2016 esse gasto foi zero. A Prefeitura previu no orçamento deste ano R$ 44 milhões para essa finalidade, mas só utilizou 5% porque não havia contrato para gastar mais. “Recentemente, tivemos autorização para poder contratar os laudos”, completou. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn