Notícia na íntegra

Terça-feira, 1 de Outubro de 2019 | Horário: 09:13

Prefeitura atende mais de 14.600 idosos em equipamentos sociais instalados em todas as regiões da capital

Rede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com 129 serviços exclusivos para pessoas com 60 anos ou mais

A rede de serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) atende mensalmente mais de 14.600 idosos nas mais diversas modalidades de atendimento. São 129 equipamentos exclusivos para este público. Conhece algum idoso que necessita de um atendimento diferenciado? Saiba mais sobre os serviços sociais ofertados pela Prefeitura de São Paulo.

Atualmente a capital conta com 90 Núcleos de Convivência de Idosos (NCIs) e um Centro de Referência da Cidadania do Idoso, que desenvolvem atividades que contribuem com o processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, fortalecimento dos vínculos familiares e prevenção às situações de risco social.

“Os Núcleos trabalham com dois eixos: convivência e acompanhamento domiciliar. Na convivência nós temos atividades de esporte, artes, dança, canto, passeios, além de ações que envolvem a questão da prevenção da saúde e uma melhor qualidade de vida”, afirma a técnica da Proteção Social Básica da SMADS, Cassia Monteiro Lima.

Os serviços também contam com psicólogos e assistentes sociais que fazem o acompanhamento domiciliar dos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Instituído pela Constituição Federal de 1988, ele garante a transferência de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.

“Os idosos beneficiários do BPC são georreferenciados e o NCI da região faz o acompanhamento daqueles que necessitam de uma intervenção. Durante a visita o idoso é convidado a participar das atividades no Núcleo e os profissionais também podem encaminhá-los para outras políticas públicas caso seja necessário”, destaca Cassia.

Esse público especifico também pode ser atendido nos Centros de Convivência Intergeracionais (CCInter), que atendem pessoas de todas as faixas etárias com atividades esportivas, dança, artesanato, yoga, pilates, música, canto, oficinas de psicoterapia e resgate de memórias, além de passeios.

“O grande objetivo do serviço é fortalecer vínculos intergeracionais. As pessoas podem participar de uma ou duas oficinas e ir embora. Isso faz com que a capacidade de atendimento seja ampliada. Um serviço que pode atender 120 pessoas por dia acaba atendendo, em média, 400 devido a essa abertura”, finaliza Cassia Monteiro Lima.

Conhece alguém que gostaria de participar das atividades promovidas em um nos Núcleos de Convivência de Idosos e nos Centros de Convivência Intergeracionais? Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e obtenha mais informações.

Proteção Social Especial

Atualmente, a rede socioassistencial conta com 16 Centros Dia para Idosos com 30 vagas em cada um. Nesses locais, os idosos podem passar o dia enquanto o filho trabalha e retornar para casa à noite. Os serviços prestam atendimento a idosos com maior fragilidade que recebem cuidados especiais como alimentação, terapia ocupacional, atendimento multidisciplinar, além de participar de oficinas. 

A SMADS também dispõe de sete Centros de Acolhida Especiais, que prestam atendimento a 702 idosos mais independentes, garantindo acolhimento digno e resgate da cidadania.

As 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que juntas podem acolher até 480 idosos, funcionam em unidades com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social.

As vagas são referenciadas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e também podem ser viabilizadas por meio de encaminhamentos do Ministério Público ou Poder Judiciário.

Leia também

Polo Cultural José Lewgoy é referência no atendimento de idosos na região do Cambuci

Empreendimento na região central conta com moradias especificas para idosos

Centros Esportivos: idosos podem participar das atividades promovidas nos equipamentos públicos da cidade

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn