Notícia na íntegra

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021 | Horário: 15:08

Isolamento social: Capital registrou 48% no último domingo (10)

Cidade continua em quarentena. Novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o índice de 48% no último domingo (10). A cidade de São Paulo continua na Fase Amarela do Plano São Paulo, do governo do Estado. Apesar de a próxima reclassificação estar prevista para 5 de fevereiro, os indicadores são monitorados diariamente pela equipe do Centro de Contingência do Covid-19.

"Eu peço, por favor, que as pessoas não se aglomerem. Se você é pai de adolescentes, como eu, converse com os seus filhos. Se você é avô, converse com os seus netos para pedir a eles que não se aglomerem neste verão. Nós teremos o momento certo para festejar, mas agora não é hora disso. Qualquer celebração que envolva um número superior a 10 pessoas, em qualquer lugar, amplia-se o risco da infecção, da morte", destacou o governador João Doria.  "Neste momento estão morrendo muitos jovens, e além disso, involuntariamente, os jovens estão levando o vírus para as suas casas, para os seus pais, tios, avós e para outras pessoas. Não participem de aglomeração". 

O novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente. Não é hora de baixar a guarda, mas sim retomar os cuidados com os protocolos de higiene e segurança. Se puder, fique em casa, mas se sair, use máscara cobrindo o nariz e a boca (mesmo nos dias mais quentes), limpe as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Essas são as medidas essenciais para o controle da doença.

Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).

“São Paulo continua em quarentena e o aumento da epidemia no mundo não foi diferente tanto no Brasil como no próprio Estado de São Paulo. Nas últimas quatro semanas tivemos um aumento de todos os índices da saúde: internações, óbitos e casos. A análise entre a 51ª semana epidemiológica e a semana passada, tivemos um aumento de 44% do número de casos, 41% no número de óbitos e 10% no número de internações [em todo o estado]”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Diversos estudos mostram que jovens têm mais chances de contrair a covid-19. A maioria das pessoas nesta faixa etária não apresentam sintomas, por isso, devem reforçar os cuidados para não infectar os mais próximos. Ao chegar em casa, devem evitar o contato direto com outros familiares e lavar imediatamente as mãos com água e sabão.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 508.246 casos confirmados e 16.881 óbitos pela doença na capital. Outros 752.218 casos e 6.634 óbitos estão em investigação.

“O aumento destes índices na última semana nos alerta para uma situação que fica cada vez mais grave, que medidas precisam ser tomadas [...] O Plano São Paulo já estabelece que a partir das 22h as pessoas devam ficar em casa. Quem não tiver uma justificativa plausível ao seu deslocamento deve permanecer em casa”, alertou o coordenador executivo do Centro de Contingência Covid-19, João Gabbardo, que continuou: “isso é fundamental para que a gente tenha uma redução do contato entre as pessoas no risco de aglomeração, principalmente nesses eventos que acontecem à noite, que hoje são os mais importantes para o aumento desses dados”.

 

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento também servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura em 2021
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura em 2020

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn