Notícia na íntegra

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021 | Horário: 17:04

Isolamento social: Capital registrou 40% na última segunda-feira (18)

Cidade continua em quarentena. Novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o índice de 40% na última segunda-feira (18). A cidade de São Paulo continua na Fase Amarela do Plano São Paulo, do governo do Estado. A próxima reclassificação está prevista para 22 de janeiro.

O novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente. Não é hora de baixar a guarda, mas sim retomar os cuidados com os protocolos de higiene e segurança. Se puder, fique em casa, mas se sair, use máscara cobrindo o nariz e a boca (mesmo nos dias mais quentes), limpe as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Essas são as medidas essenciais para o controle da doença.

“Cada um deve continuar fazendo o máximo para se proteger e proteger aos outros. Foi com esta recomendação que colocamos limite de horários para que as pessoas circulem menos à noite. É fundamental que todos contribuam neste sentido e também durante o dia, só circulando quando for necessário, porque é dessa forma que vamos contribuir para que as nossas crianças e os nossos jovens possam ter um retorno seguro para as atividades nas escolas”, disse o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, Paulo Menezes.

Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).

Diversos estudos mostram que jovens têm mais chances de contrair a covid-19. A maioria das pessoas nesta faixa etária não apresentam sintomas, por isso, devem reforçar os cuidados para não infectar os mais próximos. Ao chegar em casa, devem evitar o contato direto com outros familiares e lavar imediatamente as mãos com água e sabão.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 528.809 casos confirmados e 17.315 óbitos pela doença na capital. Outros 780.272 casos e 6.714 óbitos estão em investigação.

“A população precisa nos ajudar. Nós não podemos deixar que haja um comprometimento à assistência a vida. Não podemos deixar uma sobrecarga do sistema de saúde ao ponto de não termos como dar assistência a todos”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, que continuou: “De nada adianta criarmos leitos se não tivermos o apoio da população”.

 

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento também servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura em 2021
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura em 2020

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn