Notícia na íntegra

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021 | Horário: 13:53

Em seu aniversário, capital homenageia vítimas do Coronavírus

Memorial inaugurado no Parque do Carmo representa a resiliência e a solidariedade humana, oferecendo um espaço físico de reflexão
1171723-Inauguração do Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19

No dia do seu aniversário, comemorado nesta segunda-feira (25), a cidade de São Paulo homenageia as vítimas do Coronavírus com a entrega do primeiro memorial físico do município dedicado ao tema, instalado no Parque do Carmo, na Zona Leste. Além do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, o espaço conta com uma escultura que foi doada pelo Ministério Público de São Paulo, em parceria com Projeto Hígia Mente Saudável.

"A Prefeitura de São Paulo sentia uma necessidade de prestar uma homenagem às famílias e pessoas que foram vítimas dessa doença tão trágica, que é a Covid. Por isso iremos fazer este memorial, que talvez sirva não só para a cidade de São Paulo, mas para o Estado e para todo o mundo. A árvore significa a vida, e nós iremos fazer o plantio em alguns parques, de acordo com a mata nativa de São Paulo", afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

O memorial representa a resiliência e a solidariedade humana, oferecendo um espaço físico de reflexão. O espaço convida os frequentadores do parque para um momento de esperança. Por isso, o ipê branco foi o símbolo eleito para representar esse momento vivenciado pela humanidade, dado seu caráter resiliente, contemplativo e medicinal.

A ideia de plantar novas árvores em homenagem às vítimas da Covid na cidade de São Paulo nasceu de uma conversa entre o prefeito Bruno Covas e o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, e foi anunciada em 5 de junho do ano passado, Dia Mundial do Meio Ambiente, e teve início em 6 de julho.

Até o momento foram plantadas 3.338 mudas no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e outras 3.303 no Parque do Carmo, totalizando 6.641 árvores de espécies nativas: araçá, ipê-branco, jequitibá-branco, aroeira-pimenteira, pitanga, goiaba, jabuticaba, paineira, cereja-do-rio-grande, uvaia, jatobá. Todas as mudas são provenientes do Viveiro Harry Blossfeld.

A diretora da Divisão de Arborização Urbana da SVMA, Priscilla Cerqueira, ressalta a importância dessa homenagem: “nesse momento tão delicado que passamos, o plantio de árvores representa um carinho e respeito às famílias das vítimas, é uma lembrança viva dessas pessoas, presente ali no Parque, um bosque arborizado que logo estará com flores e frutos”.

Para dar representatividade ao Memorial, a Prefeitura de São Paulo recebeu a doação de uma escultura feita pelo Programa Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos (AVARC), do Ministério Público de São Paulo, e pelo Projeto Hígia Mente Saudável. A obra foi idealizada pela promotora Celeste Leite dos Santos, pela oficial do cartório de registro civil de Americana, Fátima Ranaldo, e teve contribuições do promotor de justiça Sílvio Antonio Marques.

O monumento conta com uma cápsula do tempo, onde pessoas de todo o mundo poderão deixar mensagens de condolência e contar suas experiências no enfrentamento ao Coronavírus. As mensagens recebidas serão codificadas e transformadas em cápsulas, que serão depositadas na base da obra, contando a história daqueles que se foram e mensagens de condolências daqueles que perderam um ente querido. As cápsulas serão lacradas na base do monumento memorial pelo período de 100 anos, para que se tenha uma memória fidedigna da pandemia para as futuras gerações. Clique aqui e saiba como registrar a sua memória.

“O memorial é um espaço de luto compartilhado, resgatando a consciência da necessidade de cuidarmos do meio ambiente e fomentarmos a solidariedade nas relações sociais. Estamos diante de uma nova categoria de bens jurídicos, os bens relacionais que possui dimensão intangível e integradora”, afirmou a promotora.

A Prefeitura de São Paulo ressalta a importância para a capital de parcerias com empresas e organizações e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada e terceiro setor que desejarem contribuir com a cidade.

 

Projeto AVARC
O Projeto AVARC foi concebido como forma de atribuir dignidade e reconhecer direitos às vítimas de crimes que foram subtraídos por legislação incipiente e arcaica. Participam do Projeto, os Promotores de Justiça da Barra Funda, Pindamonhangaba, Guarulhos, Baixada Santista, bem como Procuradores de Justiça.

O Centro de Apoio Criminal do Ministério Público elegeu o projeto como uma das políticas estratégicas criminais da instituição que ainda conta com parceria da Escola Superior do Ministério Público.

 

Projeto Hígia Mente Saudável
Criado com a missão de apoiar cidadãos e profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, o Projeto Hígia Mente Saudável é composto por representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo, pelas polícias Civil e Militar, além de médicos, enfermeiros, membros das forças internacionais da Paz, psicólogos, artistas plásticos, curadores de arte, organizações sociais e cidadãos voluntários com diversas áreas de especialização.

O projeto oferece escuta ativa de problemas individuais e coletivos, causados pelo Coronavírus, com o suporte emocional, jurídico e espiritual , entregando um pouco de esperança às famílias em situação de vulnerabilidade.

 

 

 

 

Serviço: Memorial em Homenagem às vítimas do Coronavírus 
Local: Parque Municipal do Carmo
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera – Portão 1

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn