Notícia na íntegra

Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2021 | Horário: 10:51

Coleção Priorização Curricular é disponibilizada aos educadores

Materiais subsidiam docentes para garantir aprendizagens essenciais aos estudantes que cursam o Ensino Fundamental nas escolas municipais

Em função do atual contexto mundial decorrente da pandemia da Covid–19, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua Coordenadoria Pedagógica, elaborou um material para dar suporte aos educadores na retomada às aulas. A Priorização Curricular é uma coleção com 12 volumes que compõem parte do plano de retorno às aulas. O intuito é garantir aprendizagens essenciais aos estudantes que cursam o Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Paulo.

O documento Priorização Curricular indica objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (OAD) e alguns objetos de conhecimento que precisam ser mais atentamente observados no planejamento/replanejamento docente. Atenção essa que é redobrada considerando este período de distanciamento e seus possíveis prejuízos para aprendizagem dos estudantes.

Vale lembrar que não se trata de um novo Currículo da Cidade - documento que alinha orientações curriculares municipais à Base Nacional Comum Curricular -, nem se norteia pela ideia de um currículo mínimo. A Priorização Curricular procura ressignificar o Currículo da Cidade, numa estratégia de implementação curricular em tempos difíceis.

Construído a partir de uma consulta à rede, o material é resultado de uma ação conjunta com vários setores de representação que compuseram os Grupos de Trabalho (GT) e envolveram os profissionais da educação (professores e supervisores escolares) das 13 regiões da cidade. Os profissionais propuseram-se a pensar, discutir e problematizar objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do Currículo da Cidade.

A intenção é a de contribuir no trabalho pedagógico dos professores, adequando o Currículo da Cidade aos diversos contextos de atuação, e dos estudantes. Por isso, foram tomados como base os princípios da Equidade, Educação Inclusiva e Educação Integral, além da organização da rede em Ciclos de Aprendizagem, a interdisciplinaridade e intradisciplinaridade, relevância, pertinência, integração e viabilidade dos objetos de conhecimento.

A coleção é formada por 12 volumes – Língua Portuguesa, Língua Portuguesa para Surdos, Língua Inglesa, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte, Libras, além do destinado à Educação de Jovens e Adultos e, também, mais especificamente, para os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Acesse todos os documentos que compõem o Currículo da Cidade em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/curriculo-da-cidade/

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn