Notícia na íntegra

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 | Horário: 17:37

Centro Esportivo Joerg Bruder abriga dezenas de pessoas em noite fria na cidade

Operação Baixas Temperaturas da Prefeitura garante acolhimento para a população em situação de rua na região de Santo Amaro

A noite de terça-feira, 16, foi uma das mais frias do ano na cidade de São Paulo. Os termômetros marcavam 11° C na região de Santo Amaro, zona sul, quando as primeiras pessoas em situação de rua chegavam para passar a noite no Centro Esportivo Joerg Bruder, da Prefeitura. O clube, mantido pela  Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), é um dos quatro disponibilizados pela pasta para reforçar a Operação Temperaturas Baixas, junto com o Pelezão, na Lapa, o Santana e o Tietê. Ao todo, são 200 vagas.

A força-tarefa é feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Além da cama com lençol, travesseiro e cobertor, os contemplados pela ação têm direito a sabonete e toalha para banho, além de um kit lanche com sanduíche, barras de cereais, fruta e suco. A equipe de plantão também serve refrigerante aos hóspedes abrigados na sala de capoeira do clube municipal.

Fernando, morador de rua desde janeiro deste ano, é um dos alunos da turma do professor Tigrão no Joerg Bruder. Habituado a frequentar a sala para jogar a modalidade, ele se sentiu em casa. "Eu pratico há oito anos aqui", relata. A maior culpada pela sua atual situação é a bebida, segundo o mesmo.

Drogas, ilícitas ou não, são problemas comuns para pessoas que vivem em situação de rua e, por vezes, parte do motivo por estarem nessa condição. Mas não é a única razão. Dentre as várias histórias encontradas no abrigo montado no centro esportivo, a de José, 25, desperta atenção. Essa noite no Centro Esportivo Santo Amaro seria a sua sexta sem ter lugar para dormir. O jovem teve que sair da casa que morava de aluguel após sua mãe morrer aos 42 anos devido a complicações de um AVC. Sem se deixar abalar, José mostra que tem todos os documentos em ordem e diz seguir "na correria para alugar uma casa no Grajaú", local onde morava com sua mãe.

Durante as próximas noites, sempre a partir das 20h, o Joerg Bruder abrirá suas portas para essas pessoas ocuparem as 50 vagas disponíveis no clube, garantindo uma melhor (e mais quente) noite de sono. O Pelezão, na Lapa, tem mais 70 vagas, além do Centro Esportivo Tietê e do Santana, com 50 vagas cada.


Confira os endereços dos centros esportivos que participam da Operação Baixas Temperaturas:

C.E. JOERG BRUDER (SANTO AMARO)
Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro

C.E. EDSON ARANTES DO NASCIMENTO (Pelezão - Lapa)
Rua Belmont, 957 – Alto da Lapa

C.E. TIETÊ
Avenida Santos Dumont, 843 – Luz

BALNEÁRIO GERALDO ALONSO (SANTANA)
Rua Santos Dumont, 1318 – Santana

Apoio da população

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CPAS, que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada pela Central 156.

A solicitação de abordagem pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);

- Citar pontos de referência;

- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn