Notícia na íntegra

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 | Horário: 09:51

Biblioteca do Centro Cultural da Juventude recebe Óculos-Scanner

Aparelho transforma instantaneamente textos em áudio, para dar acesso à leitura a pessoas com deficiência visual, déficit de atenção e dislexia
1372289-Entrega de Óculos-Scanner na Biblioteca Jayme Cortez

O prefeito Bruno Covas entregou nesta terça-feira (13) um par de Óculos-Scanner para a Biblioteca Jayme Cortez do Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte da capital. O aparelho escaneia e transforma, instantaneamente, o conteúdo de textos de jornais, livros e revistas em áudio para pessoas com deficiência visual, déficit de atenção e dislexia.

Os aparelhos Orcam MyEye, distribuídos pela Mais Autonomia Tecnologia Assistida, também escaneiam placas de sinalização, cardápios de restaurantes, mensagens de celular e quaisquer textos que estejam à frente de seu usuário. 

Trata-se de uma pequena câmera inteligente que, acoplada às hastes de qualquer par de óculos, escaneia e lê, além dos mais variados tipos de textos, códigos de barras, cores, cédulas de dinheiro e até mesmo rostos que estiverem previamente cadastrados, em tempo real.

“Com este dispositivo, podemos dar ao deficiente visual as mesmas condições de acesso à leitura oferecidas a um leitor qualquer, com total autonomia”, explica o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

 

Programa Biblioteca Viva
A Prefeitura adquiriu 15 unidades do equipamento, que já foram entregues para as bibliotecas Affonso Taunay (Zona Leste), Hans Christian Andersen (Zona Leste), Paulo Sérgio Millet (Zona Leste), Prestes Maia (Zona Sul),  Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste), Álvares de Azevedo (Zona Norte), Brito Broca (Zona Norte), Mário Schenberg (Zona Oeste),  Paulo Duarte (Zona Sul),  Viriato Corrêa (Zona Sul) e Monteiro Lobato (Centro).  Foram adquiridos recentemente mais 40 óculos, cuja distribuição começa nesta terça-feira com o CCJ. Desta forma, toda as unidades da rede contarão com, pelo menos, um par de óculos.

Todos os livros do acervo municipal ficarão à disposição do leitor com deficiência visual, e não apenas o acervo em Braile e os audiolivros.

A iniciativa faz parte do programa Biblioteca Viva, lançado em 2017, com o objetivo de estimular a leitura

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn