Notícia na íntegra

Terça-feira, 4 de Dezembro de 2018 | Horário: 14:30

Zona Sul recebe dois novos Centros de Atenção Psicossocial

Unidade de Cidade Dutra irá atender público infanto-juvenil e o CAPS Grajaú, os adultos
1111191-CAPS Adulto . Grajau

prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, inauguraram dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III no extremo sul da cidade de São Paulo, nesta terça-feira (04).

O modelo de saúde ofertado pelo CAPS III prevê cuidados em saúde mental às pessoas com sofrimento ou transtorno mental grave, severo e/ou persistente, além de usuários com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

As novas unidades estão localizadas em território com altos índices populacionais e de vulnerabilidades sociais, e serão referência em atendimento de hospitalidade noturna para toda a Zona Sul.

Elas vêm para qualificar e ampliar a oferta de atendimento na região, que já conta atualmente com um CAPS II Infanto-juvenil, um CAPS III Adulto, um CAPS III Álcool e Drogas, dois Serviços Residenciais Terapêuticos, três Unidades de Acolhimento Adulto, três equipes de Saúde Mental na Atenção Básica e apoio dos Núcleos de Apoio Saúde da Família (NASF).

O gerenciamento das duas novas unidades será realizado em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família.

CAPS Infanto-juvenil III Cidade Dutra

A unidade de Cidade Dutra está instalada na Avenida Guilherme Henschel, 399, Vila Represa. O imóvel é alugado, adaptado para o atendimento de pessoas com deficiência e comporta recepção, cozinha, refeitório, sala de enfermagem, farmácia, oito leitos de hospitalidade noturna, seis salas de grupo/atendimento/consultório e uma piscina. Foram investidos cerca de R$ 182 mil em reforma e aquisição de equipamento e mobiliário.

O equipamento de saúde funciona de segunda a segunda, durante 24h, e conta com 50 profissionais que estarão à disposição para o atendimento da população na área de abrangência da unidade, estimadas em 367 mil pessoas.

O quadro de recursos humanos é composto por dois médicos psiquiatras, um médico neurologista, quatro psicólogos, quatro terapeutas ocupacionais, três assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêutico, técnico de Farmácia, oficineiros e educador físico, além de gerente de Serviços de Saúde, analista, auxiliares técnico administrativos e auxiliares de serviços gerais.

CAPS Adulto III Grajaú

Por meio do atendimento direto ao usuário e da articulação de recursos da rede, o CAPS Adulto III Grajaú tem por objetivo promover Projetos Terapêuticos Singulares para a diminuição do sofrimento psíquico e a inclusão do paciente como protagonista na sociedade.

A unidade fica na Rua Engenheiro Guaracy Torres, 1.243, em prédio alugado, que conta com recepção, cozinha, refeitório, sala de enfermagem, farmácia, seis salas de grupo/atendimento/consultório, piscina e oito leitos de hospitalidade noturna. Cerca de R$ 178 mil foram investidos em reforma e compra de equipamento e mobiliário.

O quadro de funcionários conta com 50 profissionais, sendo três médicos psiquiatras, três psicólogos, três oficineiros, três terapeutas ocupacionais, três assistentes sociais, um educador físico, um farmacêutico, dois técnicos de farmácia, um gerente, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e auxiliares.

Serviços:

CAPS Infanto-juvenil III Cidade Dutra
Avenida Guilherme Henschel, 399 - Vila Represa – Cidade Dutra
Atendimento: Todos os dias durante 24h

CAPS Adulto III Grajaú
Rua Engenheiro Guaracy Torres, 1.243 – Shangrilá – Grajaú
Atendimento: Todos os dias durante 24h

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn