Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 | Horário: 13:10

Zona Leste recebe nova unidade do Descomplica SP

Nova unidade, que fica na Penha, oferece 300 serviços aos paulistanos, como emissão da Carteira de Trabalho, Bilhete Único e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais. População elogia serviço prestado.
1118067-Inauguração Descomplica SP Penha

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (31) mais uma unidade do Descomplica SP, programa que implementa um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A unidade opera dentro da Subprefeitura da Penha, na Zona Leste, e a previsão de atendimento é de 1.200 pessoas por dia.

“Mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Descomplica SP. Esse número comprova a aprovação da população em ter serviços essenciais da Prefeitura de São Paulo e de órgãos parceiros perto de casa, com atendimento ágil e de qualidade”, aponta o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

O Descomplica SP Penha reúne ao todo cerca de 300 serviços de 13 órgãos e secretarias parceiras, como auxílio na busca por emprego, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre outros. A unidade Penha também oferece serviço de zoonoses como emissão de RG Animal e termos de castração.

O Descomplica SP conta com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e sendo expandido, gradativamente, para toda a cidade. A cidade de São Paulo já conta com sete unidades do Descomplica SP: São Miguel Paulista e São Mateus, na Zona Leste; Campo Limpo e Jabaquara, na Zona Sul; Butantã, na Zona Oeste; e Santana/Tucuruvi, na Zona Norte.

“Estou gostando bastante de trabalhar no Descomplica SP. Acho que ajuda bastante a tirar as dúvidas que os munícipes têm. Como no atendimento eles ficam ao nosso lado, eles podem ter acesso ao sistema, conseguem acompanhar a busca de vagas e cálculos de seguro desemprego. Ficou bem mais legal, tanto para gente quanto para os munícipes”, afirma Katia Martins, agente de recrutamento da nova unidade, na Penha.

“Tirei uma dúvida sobre um documento. Eu não sabia que aqui era possível fazer um boletim de ocorrência. Fiz um boletim da minha carteira de trabalho, resolveu na hora e já estou com a minha carteira em mãos. Fui muito bem atendido e ganhei tempo”, comenta o usuário Everaldo Souza.

“A experiência aqui foi maravilhosa. Foi muito rápido e um atendimento leve, elas eram muito legais. Não durou nem três minutos. Todo mundo está muito informado”, diz Isabela Fontana, estudante, que já utilizou os serviços do Descomplica SP Penha no primeiro dia do serviço.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica SP

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou mais de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado

A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, o bem atender.

Descomplica SP Digital

É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.