Terça-feira, 8 de Outubro de 2019

Zona Leste ganha terceira Unidade de Pronto Atendimento

Horário: 00:00
UPA Julio Tupy é a décima unidade entregue na capital e beneficiará cerca de 300 mil habitantes da região de Guaianases, na Zona Leste
1479606-Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Julio Tupy

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, entregou nesta terça-feira (8) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Julio Tupy. Essa é a décima UPA da capital e a terceira da Zona Leste. O serviço prestará atendimento aos munícipes da região de Guaianases, com cerca de 300 mil habitantes.

"Nós encontramos 12 esqueletos de UPAs parados na cidade de São Paulo e este é o segundo que entregamos. Vamos terminar todas essas obras com os recursos do BID. Uma UPA é quase um hospital, com capacidade para atender a população até mesmo em casos de complexidade, com serviço 24 horas, com mais profissionais, mais atendimento e eu tenho certeza que a população vai aprovar os serviços que serão prestados aqui", afirmou o prefeito Bruno Covas.

A UPA Julio Tupy tem capacidade mensal para, aproximadamente, 21,5 mil atendimentos em clínica médica, pediatria e ortopedia. O custo para a construção da nova unidade foi de R$ 6.577.079, 99. Para aquisição de equipamentos e mobiliários foi investido R$ 1.432.817,00. O custo médio mensal da unidade será de R$ 3.480.722,16. A unidade dispõe de 31 leitos, sendo 6 leitos de emergência, 16 para observação adulta e 7 para observação infantil e 2 de isolamento.

"Nós temos um desafio que não é fácil, mas com a equipe que temos, na hora que uma pessoa chega aos nossos equipamentos, as pessoas são bem tratadas. Esta é uma unidade de primeiro mundo", disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

A construção da nova unidade, realizada em um terreno de 6.500 m², foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). A obra foi iniciada em 2015, mas os trabalhos foram praticamente paralisados por falta de recursos. Como não havia verba no orçamento para dar continuidade, a atual gestão foi obrigada a suspender os serviços em abril de 2017, mas retornou a construção em setembro do mesmo ano. A Prefeitura investiu R$ 6 milhões nesta unidade.

Estrutura
A unidade conta com cerca de 100 salas, nas quais serão disponibilizados serviços de farmácia, brinquedoteca, banheiros (masculino e feminino, sendo nove para pessoas com deficiência), consultórios, salas de medicação, inalação, classificação de risco, assistência, raio-x e coleta de exame laboratorial, entre outros. No local, há também uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina é a responsável pelo gerenciamento da UPA, por meio de contrato de gestão, em parceria com a SMS.

UPA Júlio Tupy
Endereço: Rua Serra da Queimada, 800, Guaianases – Zona Leste