Quinta-feira, 9 de Maio de 2019

Você sabe como usar e descartar corretamente os medicamentos?

Automedicação e interrupção do tratamento são alguns dos erros mais frequentes

No último domingo (5), foi o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) reforça a importância de se ter muito cuidado ao manipular, armazenar e, principalmente, ingerir remédios. Um em cada quatro paulistanos tomam remédios por conta própria ou indicação. De acordo com a Área Técnica de Assistência Farmacêutica da SMS, essa estatística reproduz um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas quando o assunto é medicação. Confira quais são:

1) Não adesão ao tratamento medicamentoso, principalmente em pacientes crônicos
Um caso clássico é o de hipertensos. Se você tem problemas de pressão, nunca deixe de tomar os remédios. Não caia na cilada de que a pressão estabilizou e os medicamentos não são mais necessários. Se você para de tomar, a pressão logo aumenta.

2) Automedicação
Dados de 2015 do Inquérito de Saúde da cidade de São Paulo revelaram que uma a cada quatro pessoas no município fez uso de remédios por escolha própria, indicação de parentes, amigos ou vizinhos. O estudo mostrou ainda que quase 20% dos entrevistados usaram antibióticos sem prescrição médica.

Automedicação é um hábito frequente e pode acarretar vários problemas relacionados ao uso incorreto do medicamento, como reações adversas, interações farmacológicas e intoxicações. O médico deve ser sempre procurado para uma avaliação adequada das condições de saúde do paciente. Este também pode consultar o farmacêutico para esclarecimentos sobre as reações adversas do remédio e orientações sobre o seu uso.

3) Interrupção do tratamento com antibióticos por conta própria, antes do tempo de tratamento prescrito
O processo de proliferação das bactérias é muito rápido. Elas se multiplicam a cada vinte minutos. Portanto, se o médico receita tratamento com antibiótico por sete dias, não adianta tomá-lo por quatro dias, achando que a melhora do quadro resolveu o problema. A maioria das bactérias morrerá, mas algumas continuarão no seu organismo. Pior: elas se multiplicarão e, desta vez, ainda mais fortes. Por isso, sempre tome os antibióticos nos horários certos e pelo tempo definido pelo médico.

4) Descarte incorreto
Com tanto remédio em casa, é normal que algum fique ali por anos e acabe vencendo. Sim, remédios têm data de vencimento e, neste caso, não podemos jogá-los no lixo comum. O descarte correto é lei. Não se pode jogar na rede de esgoto, por exemplo. Isso porque o sistema de tratamento não consegue eliminar algumas substâncias de alguns medicamentos. Jogando remédio na privada ou no ralinho da pia, você contamina o meio ambiente e os seres vivos que nele habitam. Inclusive humanos.

Há diversos pontos de coleta espalhados pela cidade, alguns em farmácias e drogarias, outros em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possibilitou que vários órgãos sejam voluntários na coleta apropriada de medicamentos, como por exemplo alguns condomínios que possuem a separação de lixo, incluindo descarte de remédio, pilha e óleo de cozinha usado.