Terça-feira, 10 de Julho de 2018

Vítima de violência ou discriminação? Procure um Centro de Cidadania LGBTI

Horário: 00:00
Atendimento gratuito e especializado oferece apoio jurídico, psicológico e orientações sobre os serviços públicos disponíveis na rede
887861-Centro de Cidadania LGBTI

A Cidade de São Paulo conta com quatro Centros de Cidadania LGBTI. Os locais funcionam como pontos de orientação para a população a respeito dos serviços oferecidos na rede municipal, além de prestar apoio jurídico e psicológico às vítimas de violência ou discriminação.

Inaugurados em 2015 (Arouche, atual Luiz Carlos Ruas) e 2016 (Zona Sul, Zona Leste e Zona Norte), os centros atuam a partir de dois eixos:

• Defesa dos Direitos Humanos: atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação com a prestação de apoio jurídico, psicológico e de serviço social, tudo com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações.
  • Promoção da Cidadania LGBTI: suporte e apoio aos serviços públicos municipais da região central, por meio de mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores. Realização de debates, palestras e seminários.

Além das sedes fixas na Consolação, Santo Amaro, São Miguel Paulista e Parada Inglesa, quatro Unidades Móveis de Cidadania LGBTI percorrem São Paulo levando estes e outros serviços para as regiões, tornando as políticas públicas da Prefeitura de São Paulo ainda mais acessíveis para o público LGBTI.

A partir de 2017, todos os Centros também passaram a oferecer o Programa Transcidadania (antes restrito à unidade Arouche, no centro da cidade). Com isso, passou a integrar o desenvolvimento do trabalho focado na capacitação escolar e profissional, com oferecimento de cursos, oficinas, debates e palestras, visando o desenvolvimento dos beneficiários e beneficiárias que frequentam os Centros, além de ampliar o alcance do programa.

Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas
Rua Visconde de Ouro Preto, 118 - Consolação
centrodecidadanialgbt@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)