Quarta-feira, 15 de Maio de 2019 | Horário: 20:00

Virada Cultural: Evento vai levar grandes nomes aos palcos da periferia

Enquanto Elba Ramalho anima a festa na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, grupo É o Tchan! estará no M'Boi Mirim, na zona sul

As 32 subprefeituras de São Paulo serão ocupadas por uma diversificada programação cultural. A Virada Cultural 2019 está chegando e serão mais de 1.200 atividades gratuitas espalhadas por 250 pontos na cidade. Um dos objetivos deste ano é levar atrações de peso aos palcos montados na periferia da capital. A Virada será realizada das 18 horas do sábado (18) às 18 horas do domingo (19).

Moradores dos quatro cantos da capital paulista vão poder acompanhar de perto nomes de sucesso. No sábado, às 22h, a Freguesia do Ó recebe o samba de Maria Rita. O Baile da Preta Gil invade a madrugada de M'Boi Mirim - local que recebe ainda a animação do grupo É o Tchan! no domingo às 12h. A festa no Centro de Formação Cidade Tiradentes contará com apresentações do rapper Emicida, na madrugada de sábado para domingo, e de IZA no domingo, às 17h. No mesmo dia e horário, Elba Ramalho se apresenta no Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha

As novidades não param por aí. Os fãs de sertanejo ganham um palco exclusivo no Jardim da Luz, no Bom Retiro. Os shows começam no sábado, com a dupla Henrique & Diego e só acabam no domingo com Naiara Azevedo. Por lá passam também Roberta Miranda, Marcos & Belutti e Paula Mattos. Veja a lista de atrações do LUZ SERTANEJO.

Pelo segundo ano consecutivo, a música cristã tem lugar garantido na Virada Cultural. A Praça da Sé será palco, nos dois dias da festa, de uma grande celebração com artistas católicos e evangélicos. O público poderá conferir apresentações de Priscilla Alcântara, Dunga, Ao Cubo e Rosas de Saron, entre outros. Veja a programação completa do SÉ CRISTÃ.

Capital da Cultura: 15ª Virada Cultural contará com mais de 1.200 atrações

Virada Cultural terá 71 espetáculos com tradução em libras

Gastronomia e outras experiências

Nem só de música vive o paulistano. A Virada Cultural deste ano oferece, além dos shows, cinema, exposições, oficinas e performances.

A comida também tem espaço garantido, desta vez com a maior programação gastronômica da história do evento. Serão oito praças com mais de 70 operações espalhadas pelo centro. O Festival Smorgasburg, a maior feira de comida de rua do mundo, vem direto de Nova Iorque para a lateral do Theatro Municipal. Os mineiros do Festival Fuegos vão levar dez churrasqueiros para esquentar a avenida São Luís com carnes e outros pratos feitos no fogo de chão.

Ao menos cem pontos de food e beer trucks estarão posicionados nas proximidades dos palcos centrais. Além disso, mais de 20 restaurantes e bares tradicionais da capital vão estender o funcionamento para dar conta da fome do público da madrugada.

Outra novidade desta edição é a integração do corredor aberto da Avenida Paulista. A avenida, que ficará fechada para os carros durante 24 horas no final de semana, receberá atividades na via e instituições como a Japan House, o Instituto Moreira Salles, o Sesc Paulista, o Itaú Cultural e o vão livre do Masp.

Transmissão ao vivo

Outra novidade é que, quem não puder comparecer na Virada Cultural, não vai ficar de fora da festa. Pela primeira vez, a Virada Cultural será transmitida ao vivo para todo o Brasil.

Durante quatro horas, na virada de sábado para domingo, as atrações do palco Theatro Municipal serão exibidas ininterruptamente. Ao mesmo tempo, uma transmissão itinerante apresenta o melhor dos shows que acontecem nos palcos espalhados pelo centro da cidade.

A maratona de atrações estará disponível no site da Spcine Play, a única plataforma pública de streaming do país.

Acessibilidade

Uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência levará tradução em libras de 71 espetáculos para 23 palcos da Virada Cultural.

A programação acessível estará presente em todas as regiões da cidade e incluem música, circo, teatro e infantil. Veja a lista de atrações com tradução em libras.

Confira a programação na íntegra no Agendão da capital da cultura e #VemVirar!