Notícia na íntegra

Sábado, 25 de Novembro de 2017 | Horário: 14:58

Vila Nhocuné recebe SP Cidade Linda

Atividades acontecem no entorno da Praça Dr. Pedro Conde, na Zona Leste. Ação contará com serviços de zeladoria, saúde, educação e proteção animal
1089209-Operação Cidade Linda na Penha

A região da Praça Dr. Pedro Conde, na Vila Nhocuné, Zona Leste, recebe neste sábado (25) as ações coletivas do SP Cidade Linda, que conta agora com a integração de outros programas, como o Bairro Lindo, o Calçada Nova-Mutirão Mário Covas, além de reunir projetos de saúde, educação ambiental, habitação e de proteção aos animais. Durante o dia, serão oferecidos exames médicos, atividades culturais e atendimento veterinário.

"As pessoas estão aqui trabalhando desde as 6h da manhã. O dia ainda não tinha amanhecido e as equipes já estavam aqui em uma versão mais nova deste programa, agora mais amplo, que envolve não apenas as 22 áreas de revitalização urbana e de melhorias na cidade, mas também de atendimentos de saúde, atividades esportivas e culturais. Uma verdadeira festa para a comunidade. O que nós desejamos é que a população se sinta acolhida com a presença da Prefeitura de São Paulo", afirmou o prefeito João Doria, que participou dos trabalhos de zeladoria.

Mais de 100 funcionários das equipes de áreas ajardinadas, conservação de logradouros e de conservação de galerias da Prefeitura Regional da Penha estarão envolvidos com a ação. Nesta última semana, os serviços de limpeza e manutenção, como corte de grama e pintura de guias, já foram intensificados.

A quadra da praça foi revitalizada, assim como os equipamentos para a prática de atividades físicas. Os moradores do bairro também receberam orientações sobre o descarte regular de lixo e sobre trânsito seguro.

"Nós estamos correndo a cidade inteira, como deve ser feito, com várias atividades além da zeladoria, principalmente com a limpeza de bueiros nas 32 prefeituras regionais, uma ação muito importante para enfrentarmos o período das chuvas. Por isso pedimos a ajuda da população, para que não jogue o lixo na rua", disse o secretário das Prefeituras Regionais, Claudio Carvalho.

O mutirão contará ainda com outros serviços de jardinagem, tapa-buraco, desobstrução de bueiros e galerias, limpeza dos pontos de ônibus, instalação de lixeiras, coleta de entulho, retirada de propagandas irregulares, além da revisão da iluminação, da sinalização e dos equipamentos semafóricos.

As equipes do Departamento de Iluminação Pública (ILUME) também participaram da ação com serviços feitos no eixo da Praça Pedro Conde e da Rua Professor Thiré. A Manutenção abrangeu a vistoria, limpeza e a lavagem de 28 luminárias.

Carreta - Doutor Saúde
No sábado (25), uma carreta do programa Doutor Saúde estará instalada ao lado da Praça Dr. Pedro Conde para atender a comunidade, com distribuição das senhas para atendimento das 8h às 11h. A iniciativa é uma parceria do CIES Global para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

Serão distribuídas 60 senhas para a participação de homens e mulheres pelo Programa Médico Preventivo, que realizará exames como de glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar riscos cardíacos.

Outras 40 senhas serão distribuídas para a realização do exame “Sure Touch”, que faz um rastreamento de elevações das mamas com um equipamento eletrônico portátil, facilmente operado por um profissional de saúde capacitado e que não oferece riscos as pacientes.

SP Animal
Um consultório veterinário móvel instalado na Praça Dr. Pedro Conde irá atender cães e gatos dos moradores da região por meio de uma parceria com a Associação AMPARA Animal. Serão distribuídas 50 senhas para atendimento clínico no próprio local, das 8h às 12h.

Durante os procedimentos, os tutores dos animais recebem orientações sobre guarda responsável e castração. Vale destacar que os atendimentos serão feitos em um ônibus totalmente preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

Cinema Itinerante Grátis
Uma carreta de cinema itinerante também participou do evento na praça, por meio de uma parceria com a empresa Ticket, sem contrapartidas para o município. A ideia foi aproximar o cinema de crianças que nunca tiveram a oportunidade de estar em um. As sessões aconteceram das 10h às 14h com a exibição do "Especial de Curtas Nacionais em Libras" e dos filmes "Mogli, o menino lobo" e "Kubo e as Cordas Mágicas". 

O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Habitação
A ação deste fim de semana contará com os serviços da unidade móvel “COHAB na Área”. A partir das 8h, funcionários estarão à disposição da população para esclarecer as suas dúvidas e auxiliar nos processos, como atualização de cadastro, segunda via de boletos, além de outros serviços.

A iniciativa “Agita COHAB” também entregará 216 termos de quitação do Conjunto Habitacional Cohab 1, em Arthur Alvim, uma das mais antigas da cidade. "Essa é a marca de uma Prefeitura ligada à população. A semana inteira com atividades na periferia de São Paulo, atendendo quem mais precisa da Prefeitura", afirmou o presidente da Cohab, Edson Aparecido.

Calçada Nova – Mutirão Mário Covas
Como parte do programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas,200 m²de calçadas públicas em frente ao Centro de Educação Infantil (CEI) Shiro Kyono receberão manutenção. O mutirão tem como principal objetivo promover a recuperação das calçadas, ampliando a acessibilidade.

Bairro Lindo
A população interessada em atuar em prol da praça poderá participar das ações de zeladoria do programa “Faça Seu Bairro Lindo”. A iniciativa, lançada em maio deste ano, já realizou intervenções em toda a cidade com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas Prefeituras Regionais.

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Rua José Francisco Lopes, trecho da Praça Dr. Pedro Conde, entre as ruas São Vitório e Silva Lisboa, das 4h às 17h, para as ações do programa. Os desvios serão:

• Sentido Bairro: Rua Silva Lisboa, Rua Dom André Arco-Verde, Rua São Vitório.

• Sentido Centro: Rua Silva Lisboa, Rua Doutor Nelson Madureira, Rua Professor Thiré, Rua São Vitório.

A Engenharia de Campo da CET irá monitorar os bloqueios parciais durante e execução dos serviços e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn