Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 | Horário: 20:03

Vida Nova ao velho Centro

Programa prevê recuperação de uma das mais tradicionais regiões da cidade de São Paulo

Dentro do Programa de Metas estabelecido pelo prefeito Bruno Covas, a Prefeitura de São Paulo dá continuidade às ações que pretendem recuperar, ao longo dos próximos meses, uma das regiões mais tradicionais da Capital: o Centro histórico da cidade.

O chamado triângulo histórico, formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró, é o foco do Triângulo SP, que foi criado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. O objetivo é qualificar o espaço, configurando-o como um produto turístico internacional, aumentando a circulação de pessoas e a demanda por comércio e serviços, principalmente à noite e durante os fins de semana, incrementando as rotas e atrativos turísticos, em um ambiente convidativo e seguro para a população.

O projeto prevê a reforma das calçadas, melhoria da iluminação pública e instalação de mobiliário urbano, como bancos, jardineiras e quiosques de flores, em todo o perímetro. Está prevista ainda a instalação de 50 lixeiras e contêineres especiais para lixo comum e resíduos orgânicos.

As primeiras obras de infraestrutura devem começar em agosto. Entre elas, a reforma dos calçadões na área do Triângulo e requalificação da iluminação pública. No mês de agosto também começará a ser instalada a sinalização turística para orientar os frequentadores sobre as atrações da região.

“O Triângulo SP pretende transformar o Centro Histórico num destino de turismo “, afirma o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria.

“As grandes cidades turísticas do mundo geralmente têm o seu centro como destino de passeio, compras e para passear. Entre os objetivos específicos (do programa) está a intenção de transformá-lo num museu a céu aberto, com passeios culturais, onde as pessoas possam desfrutar mais da história da cidade de São Paulo”, explica Orlando Faria.

Abordagem socioassistencial

O programa pretende ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua que ocupam a região. Haverá reforço nas equipes de orientadores, projetos socioeducacionais e extensão dos horários de atendimento dos Núcleos de Convivência, que passarão a receber pessoas até as 22h. As equipes também farão encaminhamentos para o retorno familiar, emissão de documentos e direcionamento para oportunidades de trabalho.

Programa piloto

O projeto Triângulo SP teve início com o Festival de Natal, realizado entre 14 e 23 de dezembro de 2018, que proporcionou atrações artísticas gratuitas e promoveu a ocupação noturna da área central nos largos São Bento, São Francisco e da Misericórdia, assim como no Coreto da Bolsa, Pátio do Colégio e na Praça do Patriarca.

A limpeza e conservação da região foram melhoradas, com a inclusão de ações de conscientização dos comerciantes para os horários de coleta. Também foi aumentada a quantidade de varrições manuais diárias, em conjunto com a varrição mecânica no período noturno, com lavagem das vias e dos equipamentos públicos.

Segurança

A atuação dos agentes de segurança na região também passa por reformulação. Estão sendo feitas rondas 24 horas por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pela região com viaturas e motos, além das bases comunitárias móveis na Praça da Sé, Pátio do Colégio e na Praça do Ouvidor. Além disso, até o final de abril devem ser instaladas um total de 140 câmeras de vigilância por meio do projeto City Câmeras.

Agilidade

Para atrair mais investimentos, a Prefeitura de São Paulo vai agilizar processos que incentivem a melhoria do Centro Histórico. Em março, por meio do Decreto número 58.668, foi criado o Regime Especial de Atendimento Prioritário (REAP) para processos administrativos relativos a projetos, ações e iniciativas públicas que adicionem valor ao centro da cidade. O objetivo é dar prioridade à tramitação dos processos relativos aos aspectos urbanísticos, econômicos e culturais relacionados ao Centro.