Notícia na íntegra

Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 | Horário: 14:03

Ensino técnico: 1,6 mil pessoas se candidataram para vagas em cursos na área de saúde

Inscrições para o exame na Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti estão disponíveis até 7 de dezembro

A Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, equipamento administrado pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está com inscrições abertas para o processo seletivo 2021 até dia 7 de dezembro. No total, mais de 1,6 mil pessoas já se candidataram para o exame, que por decorrência da pandemia de covid-19 será realizado à distância por meio de uma redação.

O exame oferece, no total, 420 vagas para seis cursos técnicos e auxiliares de análises clínicas, farmácia, gerência em saúde, saúde bucal, hemoterapia e cuidados com idosos. A inscrição é válida após o pagamento da taxa de R$ 22, com vencimento para o dia 08 de dezembro de 2020. O candidato que não efetivar o pagamento da taxa será desclassificado. Os certificados e diplomas são reconhecidos em âmbito nacional em nível auxiliar e técnico.

Os cursos possuem duração de três semestres, realizado presencialmente na Escola Makiguti, em Cidade Tiradentes, Zona Leste, e pelo sistema ensino a distância (EAD) da instituição. Os aprovados poderão estudar no período matutino, das 7h50 às 11h30, vespertino, das 14h10 às 17h50, ou noturno que acontecerá das 19h às 22h40, dependendo da disponibilidade do curso escolhido.

Processo seletivo

A primeira etapa do processo seletivo será uma redação com o tema “Transformações econômicas, sociais e comportamentais durante a pandemia”, que deverá ser enviada até o dia 7 de dezembro pelo site da Vunesp, ou enviada por correio para a Fundação Paulistana. A avaliação deve ser manuscrita com caneta de tinta preta em formulário previamente disponibilizado na área do candidato no site da Vunesp.

A segunda etapa do processo seletivo é baseada na escolaridade em escola pública. Alunos formados na rede pública de ensino recebem 15 pontos extras na avaliação e os candidatos que moram e estudam no distrito de Cidade Tiradentes recebem outros 15 pontos extras, acrescidos na nota final do exame. A documentação deve ser enviada até 7 de dezembro pelo site da Vunesp. 

O resultado parcial da redação e da pontuação de escolaridade será divulgado a partir do dia 5 de janeiro de 2021, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Além disso, estará disponível para consulta na internet, no site da Vunesp. As matrículas serão feitas de maneira online e o envio de documentos será divulgado no site da Fundação Paulistana no edital do resultado final e vão do dia 12 à 14 de janeiro.

Para mais informações e para a efetivação da inscrição no processo seletivo, acessse o site da Vunesp pelo link: http://bit.ly/vestibularmakiguti2021 ou ligue (11) 3874-6300, atendimento das 8h às 20h.

 Cursos oferecidos

Técnico em Análises Clínicas

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

 

Técnico em Saúde Bucal

Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

 

Técnico em Gerência em Saúde

Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde, além de atuar na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material.

 

Técnico em Farmácia

Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

 

Cuidador de Idosos

Capacita profissionais que buscam trabalhar e/ou empreender na área. Entre os temas abordados estão os cuidados relativos à higiene e à saúde, de forma ética e humanizada, imunização do idoso e medicamentos e primeiros socorros. O cuidador de idoso deve ser alguém capaz de ajudar naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa é responsável em dar apoio e ajuda para suprir às suas necessidades, visando a qualidade e melhoria de vida.

 

Hemoterapia

O profissional formado no Curso Técnico em Hemoterapia poderá trabalhar em bancos de sangue, hemocentros, serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial. A hemoterapia é uma prática onde se utiliza o sangue e os seus componentes na forma de terapia em diversas situações nas quais a reposição dos componentes sanguíneos se faz necessária. A técnica vem sendo empregada desde os primórdios da medicina sendo fundamental para salvar vidas. Os avanços na ciência, nessa área, proporcionaram um desenvolvimento da hemoterapia no mundo, promovendo a melhora da qualidade de vida de pacientes e salvando vidas. O profissional da saúde atuante nessa área desempenha um papel essencial e dinâmico, devendo executar um serviço de excelência, garantindo a segurança e a qualidade para os pacientes que fazem uso do sangue proveniente de doações.

 

Serviço

Processo seletivo 2021 – Escola Makiguti

Inscrições: até 7 de dezembro

Sitehttp://bit.ly/vestibularmakiguti2021

Entrega da redação e documentos: até 7 de dezembro

Valor da inscrição: R$ 22

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn