Serviços para Cidadão

Hospital Veterinário Municipal

A cidade de São Paulo, em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA-SP) disponibiliza aos moradores da capital dois hospitais públicos veterinários para o atendimento de Urgência e Emergência de cães e gatos. Localizados nas zonas Leste e Norte da cidade, os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, com retirada das senhas para atendimento das 6h às 10h.

Os hospitais oferecem consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. São prestados atendimentos em nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

A ação que disponibilizou o hospital é da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos (CEPAD), criada em maio de 2012, responsável por medidas de bem-estar animal. As iniciativas são financiadas por recursos do Tesouro Municipal, desvinculados do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa de Proteção e Bem-Estar Animal (Probem) faz parte da CEPAD e tem por objetivo promover um trabalho de educação e conscientização da população, visando à proteção animal, estímulo à adoção consciente e para evitar o abandono de animais de estimação.

O serviço é exclusivo aos moradores da capital e prioriza pessoas de baixa renda assistidas por programas sociais. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer à uma das unidades com RG, CPF e comprovante de residência no município de São Paulo em seu nome.

Hospital Veterinário Municipal 
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h

Unidade Zona Leste
Av. Salim Farah Maluf, s/nº, esquina com a Rua Ulisses Cruz - Tatuapé

Unidade Zona Norte
Avenida General Ataliba Leonel, 3.194, Tucuruvi