Variante delta é confirmada em 91,9% das amostras na capital

Curva de casos não apresentou crescimento significativo por conta do avanço da vacinação

Um estudo realizado por meio de parceria da Prefeitura de São Paulo com o Instituto Butantan, Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Adolfo Lutz revelou, nesta quinta-feira (16), que foram registados 629 novos casos para a variante delta (linhagem B.1.617.2 e sublinhagens AY) na cidade de São Paulo. Com essas confirmações, a cidade contabiliza 1.921 casos desde que a variante foi confirmada na cidade, em julho. Entre as amostras em que foi possível identificar a linhagem, 91,9% são da variante delta e 7,8, da gama. Os sequenciamentos são referentes à semana epidemiológica 35.

Apesar da presença da variante na cidade, o número de casos não apresentou curva de crescimento significativo. Diante do novo cenário de predominância da variante delta na cidade e com a população adulta elegível vacinada, o município realizará testagem de comunicantes de casos positivos de Covid-19 detectados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para análise do perfil de transmissão do vírus.

Na prática, isso significa que os munícipes detectados com a variante delta e gama passarão por um teste de antígeno para Covid-19. O procedimento será adotado tanto para aqueles com sintomas como os assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.

A medida é fundamental para entender o cenário atual do comportamento da Covid-19 e evitar a expansão dos casos de Covid-19 na cidade de São Paulo.

Até esta quinta-feira (16), 16.476.487 doses de vacina antiCovid, sendo 10.201.105 primeiras doses, 5.903.239 segundas doses e 322.014 doses únicas. A cobertura vacinal para população acima de 18 anos está em 106,1% para primeira dose ou dose única e 67,4% para segunda dose ou dose única.

Barreiras sanitárias
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que até o dia 15 de setembro, 545.067 pessoas foram abordadas nas barreiras sanitárias, sendo 16.663 ônibus e 5.716 voos.

Ao todo, foram registrados 203 passageiros sintomáticos respiratórios.

A capital conta com quatro barreiras sanitárias instaladas no município, desde 27 de maio. Elas estão no Aeroporto de Congonhas e nos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara.

Construindo Histórias - As Cores da Cidade