Notícias

Estudante: Vai fazer a avaliação diagnóstica? Veja aqui as principais informações

Ao todo mais de 1,4 milhão de avaliações serão realizadas, tudo 100% online

De Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou uma grande fase diagnóstica para saber o nível de aprendizado dos estudantes durante o período de isolamento social. Os alunos do 4º ao 9° ano do ensino fundamental têm até o dia 22 de dezembro para fazer 5 provas que vão avaliar: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história e geografia. Ao todo mais de 1,4 milhão de avaliações serão realizadas, tudo 100% online. Alunos do Ensino Médio já foram avaliados.

Os estudantes terão acesso a plataforma do Sistema Educacional de Registro da Aprendizagem (SERAp), através do login (ra+7dígitos do código EOL) e senha (4 últimos dígitos do EOL). Os alunos podem entrar em contato com a escola caso não saibam o código EOL. Para os que não tiverem acesso a internet ou possibilidade de fazer, as escolas estão abertas das 10h às 16h e poderão recebe-los para realização das provas no Laboratório de Educação Digital. Nesses casos, é necessário entrar em contato com a unidade para orientação quanto agendamento.

Nesse primeiro momento serão avaliados os ciclos interdisciplinar (4º ao 6° ano) e autoral (do 7º ao 9º ano). Na volta das aulas presenciais, uma avaliação mais abrangente será realizada na rede, para crianças do 2° ao 9° ano. Para o 1º ano, alunos recém-promovidos da pré-escola, o instrumento de acompanhamento da aprendizagem será a sondagem.

SME adotou medidas conforme indicaram os Conselhos de Educação, de não reprovação, dessa forma a prova é importante para saber quanto foi possível aprender durante as aulas online e para secretaria preparar programas de recuperação e reforço no próximo ano.

Não houve investimento para essa avaliação. Todo o material usado teve como base o Trilhas de Aprendizagem.

 

Acessibilidade
Todas as provas do Ensino Fundamental contam com tradução para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e transcritas em áudio e audiodescrição para atendimento aos estudantes cegos.

Ações do documento