Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020 | Horário: 07:32

Vagalumes estão em risco de extinção

Segundo pesquisadores, a culpa seria do avanço industrial

Já não é novidade que o avanço industrial e as outras diversas práticas humanas vem colocando em risco diversos tipos de vida natural. Segundo a pesquisa “A Global Perspective on Firefly Extinction Threats”, publicada pela revista científica BioScience, os vagalumes entram agora na lista de insetos ameaçados de extinção, juntamente com as abelhas e as borboletas.

Existem mais de duas mil espécies do que conhecemos como vagalumes distribuídas pelo mundo, porém esses insetos estão enfrentando cada vez mais dificuldade em encontrar ambientes propícios para completar seu ciclo de vida.

Pesquisadores apontam três motivos principais para esse cenário de extinção. O  primeiro é a perda de habitat.  O Pteroptyx tener é uma espécie encontrada na Malásia e que depende dos manguezais do país para sua sobrevivência. Está em grande risco pois nas últimas décadas essas terras estão sendo desapropriadas pelas plantações de óleo de palma.

O segundo motivo seria a poluição luminosa. A estimativa é que pelo menos 25% da superfície da terra seja constantemente iluminada. Esse fator acaba impactando na vida de diversas espécies, incluindo humanos, e não poderia ser diferente com os vagalumes. Isso acontece porque os animais usam a própria luz para encontrarem seus parceiros, um ambiente muito iluminado pode confundí-los.

Há o aumento vertiginoso no uso de inseticidas. O fato de a maioria das espécies de vagalumes passar pela fase larval, faz com que estejam ainda mais vulneráveis a essas condições.

Fonte: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA)