Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2023 | Horário: 06:04

Vacinação segue nesta terça-feira nas UBSs, AMAs/UBSs Integradas e megapostos

Contra a Covid-19, estão disponíveis doses para todas as faixas etárias a partir dos seis meses; confira o esquema vacinal

Nesta terça-feira (7), a vacinação contra a Covid-19 segue para toda a população acima de 6 meses de idade na cidade de São Paulo. O serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e megapostos.

Desde a última quinta-feira (2), todas as crianças com idade de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias podem receber o imunizante contra a Covid-19. Para este público, o esquema vacinal é realizado em três doses, sendo a segunda dose quatro semanas (28 dias) após a primeira, e a terceira dose oito semanas (56 dias) após a segunda.

Vale lembrar que Pfizer Baby contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para o público infantil, segundo o Ministério da Saúde.

Esquema vacinal para outras faixas etárias

Na cidade de São Paulo a imunização contra a Covid-19 está disponível também para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para a primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis crianças acima de 5 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade, enquanto a terceira dose adicional (DA3) pode ser recebida por pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos, sempre respeitados quatro meses de intervalo.

Multivacinação infantil

Também nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Campanha contra poliomielite

A campanha de vacinação contra a poliomielite segue para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. O objetivo é imunizar com a vacina oral (VOP) as crianças que estejam com o esquema prioritário com a vacina inativada (VIP) completo, aumentando a cobertura vacinal. Afinal o Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta um alto risco de voltar a ter circulação do poliovírus e, consequentemente, a ocorrência da poliomielite, doença que pode provocar sequelas graves e permanentes.

Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece de segunda a sábado nas unidades de saúde da rede municipal. Acompanhe acessando o Vacina Sampa.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

No dia 7 de fevereiro de 2023 (terça-feira)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
Megapostos: Vacinação adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.