Quinta-feira, 1 de Abril de 2021

Vacinação para idosos de 68 anos começa nesta sexta-feira (2)

Capital já aplicou mais de 1,7 milhão de doses de vacina

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia a vacinação contra a Covid-19 a partir de sexta-feira (2) para a faixa-etária de 68 anos. O público-alvo nesta fase da campanha é estimado em 86.680 idosos. Por conta do feriado nacional,  quem quiser se vacinar na sexta-feira ou no sábado pode procurar o imunizante nos 19 drive-thrus espalhados pela cidade (das 8h às 17h) e em uma das 80 UBSs/AMAs integradas para a imunização (das 7h às 19h). Nesses dois dias, os drive-thrus estarão abertos apenas para a aplicação da primeira dose. A partir de segunda-feira, toda a rede de vacinação da cidade estará disponível a todos.

Para a imunização, no ato da vacina, basta o idoso apresentar o documento de identificação com data de nascimento e CPF.

O órgão informa que do início da campanha de vacinação até terça-feira (30), o município aplicou 1.739.010 doses de vacinas. São 1.290.155 de primeira dose (D1) e 448.864 de segunda dose (D2).

A Secretaria Municipal da Saúde informa que mesmo após a vacinação, as pessoas devem manter as regras de distanciamento social, uso de máscaras e lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel também segue indispensável.

Na segunda-feira também serão vacinados profissionais de saúde acima dos 52 anos. Neste caso, o público-alvo é de 10 mil pessoas.

Recomendação

A SMS recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

Critérios para a imunização

Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização, fazem parte dessa primeira etapa de imunização no município, até o momento:

•          Idosos com mais de 68 anos (a partir de 2/4/2021).

•          Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);

•          Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);

•          População indígena vivendo em terras indígenas;

•          Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos a partir de 12/02/2021);

•          Trabalhadores da saúde (conferir os grupos de acordo com instrutivos do Vacina Sampa: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=307599 ;

•          Profissionais de cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.

Segunda dose

Para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.

Todas as salas de vacinação das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis no site http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa. No site vacinasampa também é possível acessar a relação de todas as UBS que contam com a vacinação no sistema drive-thru.

Serviço:

A Vacinação contra a Covid-19 na capital nesta sexta e sábado:

AMAs/UBSs Integradas

Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados. Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=308509

19 Mega Drive-Thrus

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Neste sábado, também, para atender a demanda desta nova faixa-etária, das 8h às 17h.

1) ARENA CORINTHIANS

Av. Miguel Ignácio, 2492 Curi, Portão E4

2) IGREJA BOAS NOVAS

Rua Marechal Mallet, 535, Vila Prudente