Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Vacinação fracionada contra febre amarela tem início no feriado de aniversário de SP

Horário: 00:00
Medida preventiva acontecerá em 16 distritos das zonas Leste e Sul; atendimento será realizado mediante apresentação de senha previamente distribuída nas residências
1082114-Coletiva de Imprensa SMS . Vacinação Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo antecipou o início da campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela para a próxima quinta-feira (25), feriado de aniversário da capital paulista.

O fracionamento da dose segue os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a medida, uma dose padrão poderá vacinar até cinco pessoas. Estudos laboratoriais atestam a eficácia da vacina por, no mínimo, oito anos.

"Nesta segunda fase a meta é imunizar 2, 8 milhões de pessoas. A ultima etapa será em maio, quando esperamos ter vacinado toda a população", disse Wilson Pollara, secretário municipal de Saúde

A medida cautelar segue recomendação do Ministério da Saúde e acontecerá nos postos de 16 distritos da capital definidos como áreas prioritárias: na zona Leste, serão Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus e São Rafael; e, na zona Sul, Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim São Luís, Pedreira, Socorro, Campo Limpo e Vila Andrade. Veja a relação dos postos clicando aqui.

A dose fracionada será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos que farão parte desta etapa da campanha, que se estenderá até o dia 24 de fevereiro.

Nesta fase, o atendimento será feito apenas mediante apresentação de senha, que será distribuída casa a casa por agentes de saúde aos moradores destas regiões a partir desta terça-feira (23).

É importante destacar que não haverá entrega de senha nas unidades de saúde.

Além disso, a partir da próxima segunda-feira (29), as unidades de referência para viajantes determinadas pela secretaria terão disponíveis apenas a dose fracionada da vacina contra a febre amarela. Veja a relação dos postos clicando aqui.

No caso de pessoas com viagem internacional agendada e que precisam de comprovação para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), será aplicada a dose completa da vacina. Veja os procedimentos clicando aqui.

Deslocamento para áreas de risco

A pasta recomenda que, se possível, quem não está imunizado contra a doença, não se desloque para áreas com risco de infecção.

Em caso de extrema necessidade, porém, os moradores de São Paulo que se deslocarão para regiões de risco, em qualquer parte do território nacional, devem procurar as seguintes unidades: UBS Boracéa (Santa Cecília), UBS Dr. Carlos O. de Souza L. Muniz (Ponte Rasa), UBS Vila Curuçá e Jardim Campos (Vila Curuçá),UBS Vila Jacuí, AMA/UBS Integrada Vila Palmeiras (Freguesia do Ó), AMB Especialidades Tucuruvi (Santana), AMA/UBS integrada Paulo VI (Raposo Tavares), UBS José Marcílio Malta Cardoso (Rio Pequeno), UBS Parque da Lapa (Vila Leopoldina), UBS Jardim Edite (Itaim Bibi), AMA/UBS Integrada São Vicente de Paula (Ipiranga), Hospital Dia da Rede Hora Certa (Penha), UBS Vila Prudente, UBS Jardim Miriam II (Cidade Ademar), UBS Vila Constância (Cidade Ademar) e UBS Chácara Santo Antônio (Santo Amaro).

Campanha ampliada

O cronograma da SMS prevê a inclusão de novos distritos na campanha preventiva nos próximos meses.

A expectativa é que, em março, estão previstos os distritos de: Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim Helena, Lajeado, Ponte Rasa, São Miguel, Vila Curuçá, Vila Jacuí, Arthur Alvim, Cangaíba, Carrão, Penha, Tatuapé, Vila Matilde.

Depois, será a vez da campanha cautelar ter início em outros distritos da região da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília, Sé; Oeste (Alto de Pinheiros, Barra Funda, Butantã, Itaim Bibi, Jaguará, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Rio Pequeno, Vila Leopoldina, Vila Sônia); e Sul (Campo Belo, Campo Grande, Cidade Ademar, Santo Amaro)

Por fim, a campanha vai atingir os distritos de Água Rasa, Aricanduva, Belém, Brás, Cursino, Ipiranga, Jabaquara, Moema, Mooca, Pari, Sacomã, São Lucas, Sapopemba, Saúde, Vila Formosa, Vila Mariana, Vila Prudente.

Histórico

A campanha de vacinação no município de São Paulo começou em setembro do ano passado na zona Norte. Por conta da proximidade com o município de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, onde houve confirmação de epizootia, a pasta iniciou em dezembro a ação preventiva em distritos da zona Sul e no distrito Raposo Tavares, na zona Oeste.

É importante ressaltar que não há registro de febre amarela urbana no país desde 1942. Os casos atuais são do tipo silvestre da doença, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que são encontrados apenas em regiões de mata fechada. Não há registro de febre amarela silvestre autóctone (contraída no município) na capital.