Terça-feira, 11 de Maio de 2021 | Horário: 11:10

Prefeitura segue decisão do Plano Estadual de Imunização e suspende vacinação de gestantes com comorbidades

Capital segue orientação da Anvisa para não aplicação da vacina da AstraZeneca neste grupo

Seguindo a orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar nesta terça-feira (11/05), em virtude do comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitido na noite desta segunda-feira (10).

Em nota, a Anvisa recomendou a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

A suspensão será mantida até que ocorra uma nova orientação por meio do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. As novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do PEI, PNI e da Anvisa.

A vacinação contra a Covid-19 permanece em andamento e ganhou novos públicos elegíveis nesta terça-feira (11): metroviários, ferroviários, mães de recém-nascidos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente inscritos no Benefício de Prestação Continuada (entre 55 e 59 anos).