Segunda-feira, 10 de Maio de 2021

Vacinação contra Covid-19 inclui novos grupos a partir desta terça-feira

Horário: 00:00
SMS vai reabrir nove dos 27 mega drive-thrus para atender metroviários, ferroviários, gestantes e mães de recém-nascidos com comorbidade e pessoas com deficiência permanente (55 a 59 anos)

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo avança para novos grupos de pessoas a partir desta terça-feira (11/05). No total, são esperadas mais de 40 mil pessoas entre gestantes em qualquer idade gestacional e mulheres que acabaram de dar à luz (puérperas), ambas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 anos, além dos metroviários e ferroviários.

Nesta nova etapa da campanha de vacinação, nove dos 27 postos exclusivamente em sistema drive-thru - Anhembi, Hebraica, Hospital Dom Alvarenga, Memorial da América Latina, Novartis e os shoppings Aricanduva, Anália Franco, Interlagos e Jardim Sul - estarão em funcionamento das 8h às 17h apenas para aplicação de primeira dose nos grupos elegíveis.

As 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital disponibilizarão a vacinação em duas doses (D1 e D2) para todos os grupos do Instrutivo nº 20  da campanha de imunização.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para a necessidade de comprovações de elegibilidade. As gestantes com comorbidade que tenham mais de 18 anos precisam apresentar relatório médico comprovando a gravidez. As puérperas devem levar a certidão de nascimento do bebê, nascido a menos de 45 dias, e também precisam comprovar comorbidade.

As pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 com BPC (Benefício de Prestação Continuada) precisam apresentar comprovante de risco por prescrição, cadastros ou relatórios médicos.

Já os metroviários e ferroviários devem necessariamente apresentar comprovante do cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp,gov.br) com QR Code, bem como documento de identificação funcional.

Novas faixas
A semana começou com a vacinação de mais três grupos: pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais em hemodiálise e pessoas transplantadas imunossuprimidas, com idade acima dos 18 anos. Na quarta-feira (12), pessoas de 55 a 59 com comorbidade também poderão tomar a primeira dose. Neste caso, será preciso apresentar um comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica).

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
De segunda a sexta, das 7h às 19h.
Os endereços das unidades básicas de saúde podem ser acessados por esta lista ou pela ferramenta Busca Saúde.

AMAS/UBS Integradas
De segunda a sábado, inclusive feriados, 7h às 19h.

Centros de Saúde – CS
1. CS Escola Barra Funda - Alexandre Vranjac - Av. Dr. Abrãao Ribeiro, 283 - Bom Retiro
Atendimento para vacinação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

2. CS Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925 - Sumaré
Atendimento para vacinação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

3. CS Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490 - Butantã
Atendimento para vacinação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

17 SAEs - Serviços de Atenção Especializada
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

Postos volantes e UBS com sistema drive-thru
Das 8h às 17h

Postos drive-thru
Das 8h às 17h