Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 | Horário: 13:53

UPA Tito Lopes é inaugurada em São Miguel Paulista

Esta é 2ª unidade de Pronto Atendimento entregue aos moradores da Zona Leste e beneficia 370 mil habitantes
1019331-Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Tito Lopes

Os moradores de São Miguel Paulista receberam nesta sexta-feira (20) a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Tito Lopes (24 horas). A nova unidade faz parte da Rede de Atenção a Urgências, cujo objetivo é prestar atendimento de média complexidade para realização de cirurgia, investigação diagnóstica inicial, entre outros serviços para a população dos bairros de Jardim Helena, Vila Jacuí e São Miguel, em uma área de abrangência que atinge diretamente 370 mil habitantes.

“Eu tenho certeza que este é um investimento que vai gerar frutos a médio e longo prazo. Essa é uma obra que vai mudar os índices de saúde da região, que vai dar mais qualidade de vida aos moradores daqui do entorno”, disse o prefeito Bruno Covas.

A Unidade de Pronto Atendimento Tito Lopes é a 9ª UPA instalada no município de São Paulo e conta com 16 leitos de emergência, 18 na observação adulta e sete leitos de observação infantil. Com atendimento 24 horas por dia, a UPA conta com 376 colaboradores.

O equipamento tem capacidade para aproximadamente 10,5 atendimentos médicos mensais nas especialidades de clínica médica, pediatria e ortopedia, 18 mil na sala de medicação e mais de 8 mil para realização de exames. O custo para a construção da nova unidade foi de R$ 6.750.364,36, sendo 2.152.198,20 para equipamentos e mobiliários e 3.482.137,58, o custo médio mensal da unidade.

A estrutura física da unidade é composta por 93 salas, farmácia, brinquedoteca, banheiros (masculino e feminino, sendo 09 para portadores de necessidades especiais), consultórios, salas de medicação, de inalação, de classificação de risco, de assistência, RX e coleta de exame laboratorial. A UPA conta também com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O Hospital Municipal Tide Setúbal será a unidade de referência da Unidade.

“Um equipamento como este é fundamental para fortalecer a assistência aqui na região, por completar a rede de atendimento e desafogar o hospital Tide Setúbal, fazendo funcionar bem aquilo que já existe”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

A UPA é uma é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Organização Social – OSS Santa Marcelina será responsável pelo gerenciamento da unidade por meio de contrato de gestão com a SMS.

“Eu fico muito feliz e tranquila por ter uma unidade assim perto de casa. Um equipamento como este mostra respeito com a população”, disse a moradora da região Deuslinda Pereira.

Serviços de saúde na região:

AMA Hospitalar 24 horas Tito  Lopes, Hospital Dia São Miguel, CER IV São Miguel, CEO São Miguel, SRT São Miguel, SRT II São Miguel, SRTIII São Miguel, CAPS II Adulto São Miguel, CAPS III Infanto Juvenil São Miguel, CAPS III AD São Miguel, SUVIS São Miguel, CTA São Miguel, AMA/UBS Integrada Parque Paulistano, Jd. Helena, Sítio da Casa Pintada, 11 UBS com ESF - Jd. Maia, Cidade Nova São Miguel, Dr. Thérsio Ventura, Cidade Pedro José Nunes, Jd. Lapenna, Nitro-Operária, Santa Inês, Vila Itaim, União de Vila Nova, UBS Três Pontes, Jd. São Carlos, 3 EAB UBS Camélias, Jacuí(D), Progresso(D), 7 equipes de NASF lotadas nas UBS Cidade Nova São Migue, Nitro –Operária, Jd. Maia, Santa Inês e União de Vila Nova, EMAD  Jd. Das Camélias, PAI  Jacuí e  Centro de Recuperação e Educação Nutricional.

Serviço:
UPA Tito Lopes