Quinta-feira, 24 de Dezembro de 2020 | Horário: 10:10

UPA Jabaquara auxiliará no atendimento de média complexidade na Zona Sul

Obras da unidade, localizada ao lado do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, na Zona Sul, estão em fase final

As obras da UPA Jabaquara, na Zona Sul da capital, resultarão em 20 novos leitos e auxiliarão no atendimento de média complexidade, aperfeiçoando os serviços da rede de Atenção Básica e hospitalar do Jabaquara, o que otimizará o fluxo de atendimento da região. A obra, ao lado do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, está na fase final.

Em atividade, a unidade desafogará o pronto-socorro do hospital vizinho de quadra na avenida General Daltro Filho, na Vila Campestre, e terá capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia e assistência à população de uma área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.

Uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) é a intermediária entre a UBS (Unidade Básica de Saúde) e o hospital. Com estrutura para atendimento imediato, reduz o tempo de consulta e exames e faz o encaminhamento dos casos mais graves ao hospital.

A UPA Jabaquara integra junto com as UPAs da Vila Mariana, Mooca, City Jaraguá, Parelheiros e Cidade Tiradentes um conjunto de 150 unidades contempladas pelo investimento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) dentro do programa Avança Saúde.

Os equipamentos atenderão com portas abertas, 24 horas, todos os dias. Atualmente, a cidade já conta com 14 UPAs em funcionamento, sendo que seis foram entregues pela atual gestão, entre 2019 e 2020. Todas as obras são realizadas por empresas licitadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e estão inseridas no Programa Avança Saúde SP, resultado de acordo entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor do investimento nesta unidade é de R$ 5,7 milhões.

O objetivo do Avança Saúde SP é ampliar a oferta, melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade dos serviços municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo.