Notícia na íntegra

Sexta-feira, 20 de Março de 2020 | Horário: 15:47

Unidades do Cate e da Ade Sampa serão fechadas por tempo indeterminado

A interrupção do atendimento, a partir de segunda-feira (23), faz parte das ações de enfrentamento ao coronavírus

A partir de segunda-feira (23), as 24 unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e os 35 postos de atendimento da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, estarão fechadas. A medida da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo ocorre diante das ações de enfrentamento ao coronavírus, para evitar a aglomeração de pessoas.

“Estamos mobilizados em busca de soluções neste momento em que toda população precisa ser preservada diante do avanço do coronavírus. Alguns serviços como o seguro-desemprego e a carteira de trabalho podem ser realizados de maneira on-line, enquanto não há a retomada dos serviços”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “As pessoas que ficarem em casa poderão utilizar o portal do Cate para fazer cursos gratuitos de qualificação profissional neste momento de restrição”, completa.

O Portal do Cate conta com dezenas de capacitações por meio de vídeo-aulas e também dicas e inspirações para o cidadão escolher uma profissão ou optar pelo empreendedorismo.

Os cursos, totalmente gratuitos, são em áreas com demanda no mercado como tecnologia, gastronomia, saúde e bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade, economia criativa, entre outros. Os alunos que finalizarem as capacitações terão direito a certificados emitidos automaticamente pela plataforma. Os cursos foram desenvolvidos pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e conta com a doação de conteúdos de dezenas de empresas e instituições parceiras.

Carteira de trabalho e seguro-desemprego

Outros serviços disponibilizados nas unidades que podem ser feitos por meios eletrônicos é a carteira digital e o seguro-desemprego, ambos do governo federal. A Carteira de Trabalho Digital substitui o modelo físico e as contratações pelas empresas podem ser feitas com base no número do CPF – Cadastro de Pessoa Física. O novo documento não faz distinção entre brasileiros e estrangeiros e deixa de ter número próprio, adotando apenas o número do CPF. O aplicativo está disponível para celulares Android e IOS, nas lojas de aplicativo, e também pelo endereço empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/

Já o seguro-desemprego pode ser habilitado pelo Portal de Serviços do governo federal, a plataforma pode ser acessada tanto por computador quanto por celular. No caso dos aplicativos, realizando o download da Carteira de Trabalho Digital, a plataforma cruza informações disponíveis neste documento, assim é possível solicitar o serviço, desde a habilitação até o pagamento das parcelas a que tem direito. É necessário não ter sido dispensado por justa causa para dar andamento ao atendimento.

MEI

Para orientar os microeemprendedores, a Ade Sampa irá disponibilizar a partir de segunda-feira (23) o atendimento a distância por meio de telefone, whatsapp e e-mail.

“Atender o microempreendedor e apoiá-lo neste momento difícil é uma das nossas prioridades. Continuaremos trabalhando para desenvolver outra ações e soluções durante esse período de fechamento do comércio”, afirma Aline Cardoso.

O empreendedor poderá pedir orientação sobre formalização do MEI - Microempreendedor Individual, Declaração Anual do Simples Nacional, alteração de CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas, cancelamento do cadastro do MEI, parcelamento do DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, emissão da Senha Web, configuração de Nota Fiscal Paulista, consulta do CCM - Cadastro de Contribuintes Mobiliários, CCMEI - Certificado de Condição de Microempreendedor Individual e CNPJ e também sobre as diferentes ações que serão implementadas para combater os efeitos econômicos da crise causada pelo coronavírus.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e é dividido por zonas da cidade. Abaixo, confira os contatos dos agentes locais:

Atendimento geral

 (11) 3589-8536

(11) 3876-8536

(11) 94548-9513

(11) 99335-0778

(11) 99449-1311

 Atendimento regional

 Zona Central: (11) 97207-8260

Zona Norte: (11) 94498-4385

Zona Oeste: (11) 94159-5378

Zona Leste 1: (11) 99842-9275

Zona Leste 2: (11) 97352-8802

Zona Sul 1: (11) 95781-6196

Zona Sul 2: (11) 95666-7134

O e-mail para envio de dúvidas é atendimento@adesampa.com.br

O Portal do Empreendedor é outra plataforma que pode ser acessada pelos empreendedores para a formalização como MEI – Microempreendedor Individual, abrir CNPJ, alterar os dados cadastrais, emitir boletos mensais do DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, entre outros.

Serviço

Portal do Cate

www.cate.prefeitura.sp.gov.br

 Portal do Empreendedor

www.portaldoempreendedor.gov.br

 Carteira de Trabalho Digital

empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/

Seguro-Desemprego

https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

Sine Fácil

empregabrasil.mte.gov.br

Endereços das unidades do Cate que estarão sem atendimento:

Centro/Sul

Cate Central - Av. Rio Branco, 252
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Parelheiros - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252
Cate Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto, 54
Cate Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 65
Cate Vila Prudente - Av. do Oratório, 172

Zona Noroeste
Cate Lapa - Rua Guaicurus, 1000
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201
Cate Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Jaraguá - Estrada de Taipas, 990
Cate Santana - Av. Tucuruvi, 808
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300

Zona Leste
Cate São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate São Miguel Paulista - Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate Penha - Rua Candapuí, 492
Cate Guaianases - Rua Hipólito de Camargo, 479
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn