Quarta-feira, 15 de Julho de 2020

Unidades de Saúde retomam os atendimentos presenciais com protocolos de segurança

Horário: 00:00
Medidas como verificação de temperatura, disponibilização de álcool em gel e lugares marcados na sala de espera ajudam a manter o distanciamento dentro dos equipamentos públicos

Para garantir a segurança de seus pacientes e profissionais nas linhas de cuidado prioritárias, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) retomaram os atendimentos de forma parcial, seguindo cuidados rígidos para evitar o contágio pela covid-19.

Os atendimentos realizados são de pacientes com ordem de prioridade e os que tiveram suas consultas suspensas nos últimos meses. O paciente deve comparecer após ser contatado pela unidade, em seu dia e horário agendados e mantendo um distanciamento mínimo de, pelo menos, um metro nos espaços reservados para espera. Quem se dirigir à um desses equipamentos públicos sem agendamento deverá ser acolhido e ter sua demanda atendida.

“Deixamos um auxiliar de enfermagem na porta, verificando a temperatura de todos os pacientes que entram na unidade e pedindo para que higienizem a mão com o álcool em gel. Ela também pergunta a queixa do paciente. Caso a pessoa tenha alguma queixa respiratória é verificada a oximetria e ela é encaminhada para uma área com uma tenda em um espaço ventilado. Os outros pacientes podem entrar normalmente”, explica Amanda Larissa Esteves Vilela, médica da UBS Jardim Lucélia, localizada na Avenida Carlos Barbosa Santos, 891.

O acolhimento do sintomático respiratório deve ser mantido e organizado com acesso e espera diferenciado, para evitar o cruzamento do fluxo destes com os demais atendimentos de rotina.