Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado para o "Dia D" de vacinação contra sarampo

Horário: 00:00
O objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal de crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital estarão abertas neste sábado (19), das 8h às 17h, para o 'Dia D" de vacinação contra o sarampo. Esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde (SMS) com o apoio das secretarias de Estado (SES) e do Município (SMS) de São Paulo. A estratégia é vacinar as crianças entre seis meses e menores de cinco anos, faixa etária prioritária nesta fase da campanha. As crianças devem ser levadas aos postos, preferencialmente, com a caderneta de vacinação para avaliar a necessidade da aplicação da dose e atualização das vacinas. De janeiro a 10 de outubro foram confirmados 4.923 casos de sarampo e  foram registrados cinco óbitos.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da vacina em duas doses:  a primeira, tríplice viral, aos 12 meses, e a segunda, tetra viral, que protege também contra com varicela, aos 15 meses. Os bebês a partir de seis meses, devem receber a chamada "dose zero", que não é contabilizada no calendário.

O município tem mantido a cobertura vacinal alta na primeira dose da vacina tríplice viral na população de um ano de idade registrando, até o final de setembro, 101,65%. Já a cobertura da segunda dose está 83,04% no mesmo período deste ano. A meta é atingir 95%.

A cobertura vacinal de pessoas de 15 a 29 anos alcançou 44,4%, até o fim da última campanha, em 31 de agosto, com 1.290.245 doses aplicadas. A vacina continua disponível nas 466 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início em 7 de outubro e termina no próximo dia 25. A segunda fase da campanha iniciará em 18 de novembro, com término previsto para dia 30, e contará com "Dia D" para vacinação seletiva para pessoas de 20 a 29 anos,

Do dia 7 de outubro até o início da tarde desta quinta-feira (17), 9.773 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade receberam a vacina tríplice viral, pois estavam com a carteira de vacinação incompleta.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) já realizou mais de 17 mil ações de bloqueio vacinal, com aplicação de 1.252.934 vacinas, desde o surgimento dos primeiros casos, em março deste ano. Também foram capacitados cerca de 800 profissionais de saúde quanto ao manejo clínico, notificação e tratamento da doença.