Quarta-feira, 7 de Maio de 2014 | Horário: 11:15

Unidade móvel de combate à violência contra a mulher completa primeiro mês com 700 atendimentos

O prefeito Fernando Haddad incentivou nesta terça-feira (7) a denúncia de casos de violência contra a mulher durante a abertura das atividades da unidade móvel do programa “Mulher, viver sem violência” na região de Capela do Socorro, na zona sul. Até 15 de maio, o veículo oferecerá orientações e fará campanhas sobre os direitos das mulheres em cinco pontos da subprefeitura. Em um mês de atividades, o ônibus atendeu em Parelheiros 700 mulheres. A ação é uma parceria com o governo federal.

“Nós queremos estimular a denúncia da violência contra mulher. Se em pleno século 21 alguém ainda não entendeu a igualdade de gênero no Brasil, precisa ser denunciado, porque existe uma lei rígida que pune o covarde que agride uma mulher”, afirmou Haddad.

O equipamento instalado hoje na avenida Belmira Marin presta atendimento multidisciplinar a mulheres em risco de violência. Ao longo de uma semana, passará pelos bairros BNH, Ilha do Bororé, 2ª Balsa, Cantinho do Céu e Jd. Três Corações. O objetivo é fortalecer a implementação da Lei Maria da Penha nas áreas periféricas da cidade.

“No ônibus tem uma assistente social, uma psicóloga, uma advogada. Elas orientam as mulheres que estão sendo vítimas seja de violência doméstica, seja sexual ou psicológica, ou que tenham alguma dúvida em relação aos seus direitos”, explicou a secretária Denise Dau (Políticas para as Mulheres).

Além do acolhimento e das orientações, a equipe do ônibus organiza junto à comunidade rodas de conversa, palestras, oficinas, teatro e projeção de filmes com temas como violência, participação política,  geração de emprego e renda.

“A gente sabe que esta região tem um índice de violência contra a mulher muito alto. A gente tem que defender o fim da violência contra a mulher a todo momento, na nossa casa, no nosso trabalho e com os nossos vizinhos”, defendeu a líder comunitária Maria Rocha.

Em Parelheiros, primeiro bairro a receber o serviço itinerante, a equipe realizou também 14 atendimentos individuais, com encaminhamentos para atendimento com a defensoria pública, para inserção em programas sociais e para tratamentos de saúde. Neste primeiro mês, a principal demanda atendida foi a de violência doméstica (psicológica e patrimonial). A maioria das mulheres que buscaram atendimento na unidade móvel também não possuía renda individual e eram dependentes financeiramente de seus parceiros. A programação é que o equipamento circule por outras regiões da zona sul e para municípios da grande São Paulo.

Estrutura

A unidade móvel possui duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais (para digitalização de documentos e fotocópias), geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro. Está equipado ainda com instalações para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Cedido pelo governo federal, o ônibus deverá prestar atendimento em São Paulo e nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jandira, Osasco, Poá, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra. A gestão de logística e o itinerário de circulação são de responsabilidade dos municípios.

Parque Linear Ribeirão Cocaia

Antes da abertura da unidade móvel, Haddad visitou o Parque Linear Ribeirão Cocaia, conhecida pelos moradores como Praça Jd. Mirna. A área de lazer tem 27 mil m² e conta com quadra esportiva, playground e equipamentos de ginástica para idosos.

“Fizemos uma praça, importante do ponto de vista ambiental. Colocamos lá cultura, lazer e a Guarda Civil. O pancadão foi embora porque oferecemos uma alternativa”, afirmou Haddad.

Em fevereiro e março deste ano, a subprefeitura de Capela do Socorro organizou atividades de retomada do espaço público, com uma tenda de atendimento à comunidade do bairro e ações de fiscalização e segurança. Hoje, o local recebe duas vezes por semana atividades de ginástica para terceira idade e saraus culturais, organizados pela comunidade.

O parque integra um plano de instalação de parques na região de mananciais de Guarapiranga e Billings. O objetivo é proteger a vegetação da mata ciliar por meio da criação de áreas de lazer em áreas próximas a córregos.

Fotos para download:
Crédito: Fabio Arantes/SECOM