Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019 | Horário: 18:26

Última semana para inscrições no programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Empresas e entidades que promovam políticas de diversidade e inclusão na cidade de São Paulo podem inscrever suas iniciativas e projetos até o dia 2 de setembro (segunda-feira).

Empresas, entidades do Terceiro Setor e órgãos públicos com atuação em São Paulo e que desenvolvam políticas de diversidade e inclusão podem inscrever suas iniciativas e projetos no programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo. O programa tem como objetivo destacar as empresas e organizações com as melhores práticas de promoção dos Direitos Humanos e valorização da diversidade.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 2 de setembro.

As iniciativas e projetos podem se enquadrar em dez categorias: Criança e Adolescente; Egressos do Sistema Prisional e Pessoas Privadas de Liberdade; Igualdade Racial; Imigrantes; Juventude; LGBTI; Mulheres; Pessoas com Deficiência; Pessoas em Situação de Rua; e Pessoas Idosas.

Além da inscrição por categoria (é permitido se inscrever em mais de uma), as organizações podem classificar suas iniciativas e projetos em três dimensões: Inclusão e Gestão de Diversidade; Responsabilidade Social; e Imagem e Posicionamento. Elas foram criadas para contemplar diversos tipos de iniciativas e projetos em diferentes estágios de maturidade e escopo, que trabalhem com a inclusão mas também contemplando a promoção de direitos humanos. Pede-se apenas um tempo mínimo de implementação de 6 meses.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário na página da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (veja abaixo).

O que é o programa

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade integra o Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2017-2020. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o programa surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade, respeito e construam sua noção de cidadania.

O programa Selo de Direitos Humanos e Cidadania pretende reconhecer e promover boas práticas a partir da criação de um banco de dados para ser compartilhado com outras organizações e com a sociedade. Ele realiza isso por meio de uma premiação que prestigia essas iniciativas e posteriormente convida as empresas e organizações envolvidas para compor uma rede para troca de experiências e aprendizado mútuo.

A primeira edição ocorreu no ano passado. Foram inscritas 147 iniciativas das quais 65 foram premiadas, de 52 organizações, uma vez que o regulamento permite mais de uma inscrição por categoria. Participaram diversos tipos de organizações e empresas de todos os tamanhos, representando a diversidade econômica e a forte presença da inovação e do empreendedorismo na cidade de São Paulo.

O Selo tem validade de um ano. As organizações que participaram em 2018 podem inscrever novos projetos ou reinscrever os mesmos projetos, a fim de apresentar sua evolução.

Mais informações e inscrições no link abaixo:   https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/selo_direitos_humanos/index.php