Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018 | Horário: 12:27

UBS Vila Esperança ganha novas instalações na Penha

Em espaço maior, equipamento de saúde ampliará serviços e passará a fazer atendimento misto com equipe de Atenção Básica e de Estratégia Saúde da Família
1312164-Novas Instalações da UBS Vila Esperança

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, visitam nesta sexta-feira (23) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Vila Esperança Dr. Cassio Bittencourt Filho, na região da Penha. A unidade, que até então funcionava em prédio alugado, no bairro Vila Esperança, agora conta com sede própria e muito mais ampla, passando de 510 m² para 1.460 m² de área construída.

Com o aumento do espaço, a UBS oferece ainda mais serviços, conforto, comodidade, funcionalidade e acessibilidade aos mais de 40 mil usuários da sua área de abrangência.

A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ganha seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), duas de Saúde Bucal (ESB), vinculadas à ESF, e uma do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formada por educador físico, fisioterapeuta, dois fonoaudiólogos, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente administrativo.

A nova unidade foi construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) com investimento total de R$ 4.613.173,26. As obras foram iniciadas em 2015 e concluídas em junho deste ano. A administração em sistema de parceria é feita pela Organização Social de Saúde (OSS) SAS-Seconci.

A edificação é dividida em dois blocos, de dois pavimentos cada. São 13 consultórios (um com total acessibilidade), sala odontológica, raio-X, escovódromo, consultório de Serviço Social, além de farmácia, duas salas de espera, sala de coleta/Eletrocardiograma (ECG), medicação/inalação, curativo, vacina, observação, acolhimento/avaliação de risco e regulação.

O prédio conta ainda com sala de agente comunitário de saúde (ACS), fraldário, almoxarifado de farmácia, refeitório, quatro sanitários femininos (dois com acessibilidade) e quatro sanitários masculinos (dois com acessibilidade), vestiários, sala de apoio ao Programa de Acompanhamento de Idoso (PAI), sala de Grupo/Psicologia, de Núcleo Apoio à Saúde da Família (NASF) e  auditório. Para que a população não ficasse desassistida com o processo de mudança, as atividades no novo endereço começaram no dia 21 de novembro.

"Além de aumentar a rede com a entrega de novas unidades, é também importante ampliar a qualidade dos equipamentos já existentes. E junto à economia aos cofres públicos com a mudança para uma sede própria, a nova unidade traz mais comodidade aos pacientes, já que a oferta de serviços também está sendo ampliada", declara Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.

Ampliação da assistência

Criada em 1947 e municipalizada em junho de 2001, a unidade Vila Esperança tem como missão desenvolver atividades seguindo as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde, como foco no perfil epidemiológico da sua área de abrangência. Para isso a equipe da UBS é constituída por seis médicos generalistas, clínica médica, ginecologia, pediatria, psiquiatria, nove enfermeiros, cinco auxiliares de enfermagem, 12 técnicos de enfermagem, 15 auxiliares administrativos, dois assistentes administrativos, um oficial administrativo, um farmacêutico, três técnicos de Farmácia, um assistente social, um psicólogo, um gerente, dois jovens aprendizes, 30 ACS e um Agente de Promoção Ambiental (APA).

Em outubro de 2018, a produção da unidade totalizou 1.921 consultas médicas, 357 consultas de enfermagem, 888 coletas de exames laboratoriais, 46 visitas/consultas domiciliares, 374 aferições de pressão, 1.120 doses de vacinas aplicadas, 4.584 receitas dispensadas, destas 79,5% de usuários SUS dependentes e 20,5% de usuários com convênios.

A UBS Vila Esperança mantém os Programas Acompanhante de Idoso (PAI), Matriciamento em Saúde Mental, Rede Cegonha, Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP), Tuberculose, Hanseníase, Automonitoramento Glicêmico, Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Prevenção da Violência e Cultura de Paz, MTPHIS, A3P, Antitabagismo, Melhor em Casa, Criança Saudável e Saúde na Escola.

Na unidade, a população também tem oportunidade de participar dos grupos educativos, com destaque para o de Planejamento Reprodutivo, Tuberculose, MTPHIS (Medicinas Tradicionais e Práticas Homeopáticas Integrativas em Saúde), de Memória, Antitabagismo, de Cuidados Gerais e de Acolhimento em Sofrimento Mental

A nova sede da UBS Vila Esperança fica na Rua Alvinópolis, 1350, Vila Esperança, Zona Leste.