Quinta-feira, 12 de Abril de 2018 | Horário: 10:07

UBS Três Pontes começa a funcionar na Zona Leste de São Paulo

Unidade opera no modelo Estratégia de Saúde da Família, com seis equipes, além de 4 de Saúde Bucal e um Núcleo de Apoio à Saúde da Família
1305202-20180412_Inicio_da_UBS_Tres_Pontes_LG_1.jpg

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, visitaram nesta quinta-feira (12) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Três Pontes, que começou a funcionar nesta segunda-feira (9) no Jardim Helena, em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo.

O novo prédio foi planejado e construído para atender às necessidades da população, com acessibilidade e espaços para ações de prevenção e promoção da saúde, como consultórios e salas de procedimentos.

Segundo o prefeito Bruno Covas, a implementação desse equipamento representa a vontade do poder público de melhorar a qualidade de vida da população. “Tenho certeza que várias vidas serão salvas aqui. Especialmente com a prevenção, que é a forma mais adequada de se fazer saúde pública”, disse.

A unidade prestará assistência à população no modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com seis equipes desta área, cada uma com nove profissionais, entre clínicos gerais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

"Estamos caminhando para que cada cidadão que depende do SUS tenha um médico para chamar de seu. A ampliação de equipes de saúde da família visa garantir maior cobertura da atenção básica a quem mais precisa", afirma Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo.

A nova UBS também contará com quatro Equipes de Saúde Bucal (ESB), formadas por cirurgiões dentistas e auxiliares, além de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com assistente social, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, nutricionista e psicólogo, que atuarão como referência para as equipes de ESF no atendimento à população.

A UBS deverá abranger cerca de 6.000 domicílios, com uma estimativa de 25.000 habitantes. Ela está localizada na esquina das ruas Catulé com Capachós, s/nº, no Jardim Helena, em São Miguel Paulista.