Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 | Horário: 15:39

UBS Cidade Pedro José Nunes tem novo consultório para a Equipe de Estratégia Saúde da Família

Unidade conta também com uma sala exclusiva para idosos

A UBS Cidade Pedro José Nunes, localizada no Jardim Pedro José Nunes, na Zona Leste, foi revitalizada e agora conta com um consultório para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento.  A unidade também abriga uma sala exclusiva para atendimento preferencial dos idosos, com cronograma específico de atividades para a promoção da saúde da terceira idade, e assim priorizar o atendimento de Saúde a esse público.

Além de mudanças estruturais, a unidade recebeu uma farmácia externa, revitalização do estacionamento e espaço mais amplo, para facilitar o fluxo de atendimento. No âmbito do programa Avança Saúde São Paulo, foi investido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) cerca de R$1,6 milhão nas adequações na unidade - que incluíram também a estruturação de toda a parte elétrica e hidráulica, revisão no telhado, troca de pisos, conversões para acessibilidade, além das melhorias nas salas de atendimento.

O equipamento oferece assistência médica de Atenção Básica, como consultas médicas, consultas odontológicas, grupos educativos, visitas e consultas domiciliares, curativos, vacinas, aferições de pressão arterial, glicemia capilar, inalação, exame ginecológicos, coleta de exames laboratoriais e farmácia.

A unidade está instalada numa área de abrangência de mais de 370 mil moradores do entorno. Com capacidade para 17.700 atendimentos mensais, a UBS conta com cerca 75 colaboradores, entre agentes comunitários de saúde, dentistas, enfermeiros, médicos e outros profissionais.

A UBS Dr. Pedro José Nunes é uma unidade com atendimento na Estratégia Saúde da Família (ESF) com 05 equipes e outras 02 Equipes de Saúde Bucal. Em parceria com a OSS Santa Marcelina, gestora da unidade, o Equipamento atua em diversos programas da Secretaria Municipal da Saúde, como Mãe Paulistana, Oxigenoterapia, Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMG), inúmeros grupos educativos e Programa Nossos Idosos.

Outros serviços ofertados pela UBS são: acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, dispensação de medicamentos e insumos, vacinas, consultas médicas, consultas de enfermagem, vigilância epidemiológica e visitas domiciliares, práticas integrativas em Saúde, equipes de acompanhamento em saúde mental e consultas e procedimentos odontológicos.

Com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h, a UBS atua com prontuário eletrônico e possui painéis de atendimento, para melhor direcionamento e conforto dos usuários.

Programa Avança Saúde São Paulo
No final do primeiro semestre de 2019, a Prefeitura assinou a contratação do financiamento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 575 milhões)  junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para projeto de reestruturação e qualificação das redes assistenciais de Saúde da cidade de São Paulo, o “Avança Saúde São Paulo”.

O investimento total no programa será de US$ 200 milhões (R$ 1,150 bilhão) nos próximos cinco anos, dos quais US$ 100 milhões serão obtidos com o financiamento junto ao BID e o restante como contrapartida da Prefeitura. Entre os critérios do BID para formalização dos acordos estão a qualidade técnica da proposta, saúde e equilíbrio financeiro do tomador do financiamento.

No total, estão previstas cerca de 150 obras distribuídas por toda a capital e 60 mil profissionais da Saúde municipal receberão treinamento em aperfeiçoamento para atender à população nas unidades de Saúde e também nas estações tecnológicas, que devem operar com a Telemedicina. Além de novas construções, partes dos recursos serão investidos para a aquisição de equipamentos de média e alta complexidade para a área da Saúde, como tomógrafos e aparelhos de ressonância magnética.

O objetivo do Avança Saúde SP é ampliar a oferta, melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade dos serviços municipais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo.

Ao todo, o programa está estruturado em quatro componentes: apoio à modernização, reorganização e integração das redes locais de atenção à Saúde; melhoria da eficiência e da qualidade do sistema de Saúde; fortalecimento da gestão da informação e incentivo à inovação e ao uso de novas tecnologias em Saúde; administração e validação do projeto.

As medidas vão possibilitar, entre outros benefícios, a criação de prontuário eletrônico, consolidação e compartilhamento de dados clínicos, que serão compartilhados entre profissionais médicos, respeitando as questões relacionadas à preservação do sigilo do paciente. Haverá um novo sistema para o gerenciamento de custos para a Secretaria Municipal da Saúde e melhoria do SAMU.

Serviço:
UBS Cidade Pedro José Nunes