Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 | Horário: 15:53

UBS Chácara Santa Maria disponibiliza atendimento odontológico no Jardim Ângela

Unidade de saúde foi revitalizada e manteve fluxo de atendimento durante as adequações

A UBS Chácara Santa Maria, localizada no Jardim Ângela, na Zona Sul, foi revitalizada com mudanças estruturais e passou a oferecer serviços odontológicos. Foram investidos cerca de R$ 600 mil nas adequações, que incluíram também a estruturação de toda a parte elétrica e cabeamento apropriado para prontuário eletrônico, troca do telhado, a colocação de dois portões, além das mudanças no estacionamento e a instalação de ar-condicionado em todas as salas.

A estimativa é que 1.600 usuários da região necessitam de atendimento bucal, conforme os encaminhamentos de demandas feitos pela própria UBS Santa Maria a outras unidades do entorno. A partir das novas instalações, a maior parte dessas solicitações deverá ser absorvida pela própria unidade. Foram contratadas duas equipes de saúde bucal, formadas por dois cirurgiões dentistas e dois auxiliares. Atualmente, a região de M’Boi Mirim conta com 67 equipes de saúde bucal.

Atualmente, o município de São Paulo oferece serviço de odontologia 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro, Jaçanã, Pirituba e Perus, além da AMA Sacomã.

UBS Santa Maria

Construída em uma chácara rica em área verde, a UBS Santa Maria possui dois pisos ligados por rampa de acesso. O Equipamento oferece assistência médica de atenção básica, como consultas individuais de Saúde da Família (clínica geral, atendimento a pacientes de 0 a 2 anos, cuidados com idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes), grupos educativos e/ou terapêuticos, vigilância epidemiológica, atividades físicas, visitas e consultas domiciliares, curativos, vacinas, aferições de pressão arterial, glicemia capilar, inalação, recepção técnica acolhedora, exame preventivo de câncer de colo uterino, coleta de exames laboratoriais e farmácia.

A unidade está instalada numa área de abrangência de 17.114 pessoas e 5.612 famílias. Sua capacidade de atendimento mensal é de 6.000 visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde, 2.080 consultas médicas, 780 consultas de enfermagem, 384 consultas odontológicas e 1.344 procedimentos odontológicos.

O investimento de R$ 596.600,00 para as adequações na unidade foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A revitalização não causou nenhum tipo de paralisação ou interrupção nos serviços prestados. Agora, a unidade atua com prontuário eletrônico e possui painéis de atendimento, para melhor direcionamento e conforto dos usuários.

A UBS Chácara Santa Maria, que é administrada sob contrato de gestão pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), atua com diversos programas, como Mãe Paulistana, Oxigenoterapia, Programa de Auto Monitoramento Glicêmico (PAMG), inúmeros grupos educativos e Núcleo de Prevenção à Violência.

Outros serviços ofertados pela UBS são: acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, dispensação de medicamentos e insumos, vacina, consulta médica, consulta de enfermagem, vigilância epidemiológica e visitas domiciliares, práticas integrativas em saúde, equipe de acompanhamento em saúde mental e consultas e procedimentos odontológicos.

Serviço:

UBS Santa Maria