Notícia na íntegra

Segunda-feira, 19 de Abril de 2021

Turma da Mônica reforça alerta sobre importância da vacinação

Horário: 00:00
Personagens de Mauricio de Sousa integram campanha que une saúde, educação, conscientização e diversão

Conscientizar professores, estudantes e suas famílias sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças é o objetivo da campanha “A importância da vacinação”, lançada na última quarta-feira (14). Como forma de incluir o tema nas agendas de aprendizado e conscientizar a população, principalmente as crianças, o material educativo conta com a ajuda da Turma da Mônica.

Para começar essa conversa sobre saúde em sala de aula e levá-la para casa, o município recebeu 400 mil exemplares do gibi educativo “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, feito especialmente para ser utilizado como base para trabalhos em sala de aula. A revista foi elaborada com a consultoria científica dos especialistas do Butantan e traz os personagens da Turma da Mônica numa viagem pelo tempo, envolvidos em situações que contam a história das vacinas, a ação do vírus da gripe e mostram a necessidade da imunização.

Além dos gibis, as unidades escolares também receberão cartazes e folders informativos, desenhados pela equipe de Mauricio de Sousa, bem como um curso no formato de videoaula para a formação dos professores, e outro vídeo, com 30 segundos, com os personagens da Turma da Mônica explicando a importância e os benefícios da vacinação.

O foco é propor aos 326 mil estudantes do 1º ao 7º ano e aos 16,6 mil professores das escolas da Rede Municipal de Ensino, que levarão às respectivas famílias, uma reflexão sobre dois desafios colocados pela OMS como prioritários para a próxima década: a preparação contra pandemias e a divulgação de informações de qualidade e o combate às fake news, principalmente no que diz respeito à área da saúde.

A iniciativa reúne as Secretarias Municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), o Instituto Butantan, a Mauricio de Sousa Produções, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e a farmacêutica Sanofi Pasteur. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam entre 2 e 3 milhões de mortes por ano causadas por doenças preveníveis.

 Personagens da Turma da Mônica usam máscara para estimular os cuidados contra o coronavírus (Divulgação)

 

Vacinação nas escolas
As escolas do município, inclusive, se tornaram os postos oficiais da vacinação contra a gripe (Influenza), iniciada em 12 de abril e que tem crianças, gestantes e mães que acabaram de dar à luz como parte do grupo prioritário.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, comentou que em virtude da pandemia da Covid-19 muitas mães deixaram de levar as crianças para cumprir o calendário vacinal. A campanha contra a gripe nas escolas é uma oportunidade também para fazer uma atualização da carteirinha de vacinação. O município tem em estoque seis tipos de imunizantes.

 

 LEIA TAMBÉM: Saúde alerta para a importância das vacinas na prevenção e controle de doenças

 

Concurso, game e exposições
A campanha “A importância da vacinação” também realizará um concurso cultural entre as crianças e os jovens participantes. Os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental serão convidados a desenhar. Já os estudantes do 4º ao 7º ano criarão slogans sobre a temática.

Os trabalhos escolhidos irão compor a exposição “A Importância da Vacinação na Saúde da População: Um Olhar Infantojuvenil”, que poderá ser visitada virtualmente e até presencialmente na sede do Instituto Butantan, quando as medidas de restrição de circulação permitirem.

Ainda como parte das atividades, os profissionais da rede municipal poderão assistir a vídeos didáticos sobre as vacinas produzidas pelo Butantan e participar de um game, que traz ensinamentos sobre o conceito de imunidade de rebanho, termo que se tornou popular com a chegada da pandemia de Covid-19.

Campanha pretende conscientizar a comunidade sobre a importância das vacinas na prevenção de doenças (Divulgação)

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn