Terça-feira, 9 de Junho de 2020

Transporte: frota de ônibus será reforçada e alcança 92,31% em São Paulo

Horário: 00:00
Reforço de 1.705 ônibus é mais uma medida para reduzir a disseminação do coronavírus e os impactos de uma pandemia de caráter global na rotinada capital

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da SPTrans, determinou que sejam adicionados 1.705 ônibus à frota de ônibus da cidade de São Paulo a partir de quarta-feira, 10 de junho. O reforço é mais uma medida para reduzir a disseminação do coronavírus e os impactos de uma pandemia de caráter global na rotina do município.

Com isso, a frota em circulação será de 11.828 veículos, ou 92,31% da frota operacional nos dias úteis pré-quarentena. A medida visa a garantir a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores no transporte coletivo municipal, tendo em vista a previsão de reabertura gradual das atividades comerciais.

Para evitar aglomerações, a Prefeitura estabeleceu o escalonamento na entrada e saída dos trabalhadores dos comércios e serviços autorizados a funcionar novamente de forma presencial.

As equipes de campo da SPTrans seguem monitorando a movimentação de passageiros durante todo o período de quarentena e fará os ajustes necessários para adequar a operação à demanda e garantir o transporte público à população, em especial aos trabalhadores de serviços essenciais.

Outras Medidas

- Uso obrigatório de máscaras nos ônibus e terminais;
- Marcação no solo nos terminais para sinalizar a distância de um metro entre os usuários nas filas;
- Higienização dos ônibus entre as viagens, principalmente nos locais onde há contato dos passageiros como balaústres, corrimãos e assentos;
- Higienização do ar-condicionado;
- Limpeza dos terminais, plataformas e banheiros;
- Autorização do uso de cortina em “L” para proteção do motorista;
- Ações de orientação e conscientização sobre cuidados e higiene pessoal por meio de mensagens sonoras e cartazes nos terminais, redes sociais e no Jornal do Ônibus;
- Monitoramento diário para ampliação e remanejamento da frota, se necessário.