Domingo, 14 de Junho de 2020 | Horário: 19:12

Covid-19: confira as ações da Prefeitura para aumentar a segurança de passageiros e operadores nos ônibus

Obrigatoriedade do uso de máscaras nos veículos e terminais, além da sinalização das plataformas, com a distância de um metro entre os usuários, fazem parte das medidas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, colocou em prática, no início da pandemia, uma série de ações para aumentar a segurança de passageiros e operadores do sistema como a obrigatoriedade do uso de máscaras em ônibus e terminais; veiculação de mensagens sonoras nos 31 terminais de ônibus com dicas e orientações para prevenção da covid-19; sinalizou as plataformas com a distância de um metro entre os usuários e autorizou as empresas operadoras a usarem cortinas em formato de "L" nos postos dos motoristas, para evitar o contágio.

A higienização de veículos foi reforçada nas garagens e passou a ser feita, também, nos terminais, em pontos de maior contato dos usuários como balaústres, corrimãos e assentos, no intervalo entre as viagens.

Além disso, foi feita recomendação para que as empresas concessionárias de ônibus realizem viagens sem exceder a capacidade máxima de passageiros sentados. A orientação, que também vale aos passageiros, foi feita com base no escalonamento na entrada e saída dos trabalhadores dos comércios e serviços autorizados a funcionar novamente de forma presencial.  O objetivo é reduzir a disseminação do vírus.

Sobre equipamentos de segurança a motoristas e cobradores, trata-se de relação trabalhista entre a empresa concessionária e os funcionários.

Mais informações sobre os protocolos do transporte público para o enfrentamento à covid-19 estão disponíveis no link:  http://www.sptrans.com.br/media/5550/protocolos-transporte-pu-blico.pdf?v=1731