Quinta-feira, 23 de Julho de 2015 | Horário: 07:51

Trânsito nas marginais tem índice abaixo do normal nesta quinta-feira

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que o trânsito registrado na manhã desta quinta-feira (23), mostra índices abaixo do normal. Às 09h30 registramos um total de 49 Km na cidade, quando normalmente registramos de 79 a 107 Km para o horário. Na Marginal Tietê temos um total de 5,4 Km de lentidão, no sentido Castelo, entre a Ponte do Piqueri e o Cebolão. Já na Marginal Pinheiros, temos 5,5 Km, a lentidão se está no sentido Interlagos, entre o Cebolão e a Ponte Cidade Universitária. É importante ressaltar que não tivemos ocorrências relevantes na manhã de hoje.

Redução da velocidade

Desde a última segunda-feira (20), a velocidade máxima permitida nas Marginais Pinheiros e Tietê foi reduzida. A velocidade nas pistas expressas caiu de 90 km/h para 70 km/h, no caso dos carros, e de 70 km/h para 60 km/h no caso dos caminhões. Nas pistas centrais, a redução foi de 70 km/h para 60 km/h e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais.

E
m alguns trechos de ambas marginais, onde velocidades mais baixas foram anteriormente adotadas por questões de segurança, elas se mantiveram. Na Marginal Tietê, por exemplo, no trecho próximo à ponte das Casa Verde, na pista central, no sentido à Rodovia Ayrton Senna, foi mantida a velocidade máxima permitida de 50 km/h.

A iniciativa teve como objetivo reduzir a quantidade de acidentes nas duas vias, onde 73 pessoas morreram em colisões e atropelamentos somente em 2014. Neste período, foram registrados 1.180 acidentes com vítimas e 96 atropelamentos.

A redução da velocidade nas Marginais integra um programa de ajuste nas velocidades máximas permitidas, que já diminuiu este limite em 26 quilômetros de ruas e avenidas. Até o fim do ano, a meta é chegar a 100 quilômetros de vias da capital.

De acordo com a CET, com a redução para 40 km/h em vias do centro da cidade, a redução do número de mortes em acidentes de trânsito e atropelamentos foi de 71%. Entre agosto de 2012 e setembro de 2013, foram registrados na região 167 acidentes, com 7 mortes. Já entre novembro de 2013 e dezembro de 2014, período posterior à implementação, foram 136 acidentes, com 2 mortes. A redução do número de acidentes foi de 18,5%.

Experiência internacional

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que acidentes de trânsito podem se tornar a 5ª maior causa de mortes em 2030. Em outras grandes capitais do mundo, como Tóquio, Londres e Paris, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, limite que tem impacto direto nos índices de mortes anuais por 100 mil habitantes, que ficam nessas cidades em 1,7, 2,7 e 3,1, respectivamente. Em São Paulo, onde as velocidades máximas estão acima de 60 km/h, este índice é de 11,8, cerca de quatro vezes maior.

Experiências de redução de velocidade em países europeus demonstram sucesso na redução da fatalidade dos acidentes de trânsito. Na Dinamarca, por exemplo, a diminuição de 60km/h para 50km/h em rodovias em áreas construídas provocou a redução de 24% nos acidentes com morte. O limite máximo de velocidade de 50km/h é atualmente adotado em áreas urbanas de países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia.

Velocidade máxima das marginais será reduzida a partir de 20 de julho