Sábado, 6 de Março de 2021 | Horário: 20:07

Término dos estados de atenção para alagamentos

Cidade saiu dessa classificação às 19h27

A Prefeitura, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informa que a Zona Sul encontrava-se em estado de atenção para alagamentos das 17h25 às 19h27. Nas mesmas condições, das 17h50 às 19h27, estavam as zonas Leste, Sudeste, Norte, Oeste e Centro, assim como as marginais Pinheiros e Tietê,

Foi registrado estado de alerta para alagamentos na Subprefeitura do Campo Limpo das 18h16 às 18h40 e iminência de transbordamento do Córrego Morro do S, na altura da Avenida Carlos Caldeira Filho x Rua Túlio Mugnaini

As chuvas que atingiram a cidade já se afastaram para os municípios de Guarulhos, Mairiporã e Itaquaquecetuba, restando apenas nebulosidade e garoa em alguns pontos da capital. Nas próximas horas há condições apenas para precipitações mais fracas e isoladas.

Precipitação média na cidade:

Zona Norte - 45,1mm

Zona Sul - 22,3mm

Zona Oeste - 36,8mm

Zona Leste - 32,6mm

Centro - 33,4mm

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Tendência para os próximos dias

O sistema frontal no oceano segue organizando as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, o que mantém as condições para chuvas em forma de pancadas, que seguem concentradas no período das tardes. O solo encharcado mantém elevado o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra.

O domingo (07) ainda deve apresentar precipitações durante a madrugada, mas o tempo melhora no decorrer da manhã e o sol pode aparecer entre muitas nuvens. Os termômetros variam entre mínimas de 18ºC e máximas de 24ºC. As chuvas voltam a ganhar força entre a tarde e à noite com pontos de até forte intensidade.

Na segunda-feira (08) as instabilidades diminuem e o sol aparece entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 18ºC, enquanto as máximas podem chegar aos 26ºC. No final da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas para a Grande São Paulo.