Segunda-feira, 15 de Maio de 2017 | Horário: 15:06

Terceira semana do Maio Amarelo oferece ações para motociclistas

Ações de conscientização têm como objetivo incentivar a convivência entre os modais e conscientizar sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito

A Prefeitura inicia nesta segunda-feira (15) a terceira semana do Maio Amarelo, que promoverá atividades voltadas para a segurança dos motociclistas que circulam pelas ruas de São Paulo. As ações de conscientização integram um movimento que acontece em várias partes do mundo, com o objetivo de incentivar a convivência entre os modais e conscientizar sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.

Em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) vai oferecer gratuitamente check-up nas motos que trafegam pelas marginais Tietê e Pinheiros. A ação acontece desta segunda (15) até sexta-feira (19), das 10h às 16h, na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, na ponte Governador Orestes Quércia (conhecida como “Estaiadinha”).

De acordo com a Abraciclo, a ideia é que até o final da semana 5 mil motos sejam avaliadas. Serão verificadas as condições mecânicas de 21 itens dos veículos. Todos os motociclistas também receberão orientações de segurança, com demonstrações de pilotagem defensiva e sobre o uso correto do sistema de frenagem. Para completar, serão distribuídos brindes e vales para a troca completa de óleo.

Segundo levantamento realizado ao longo de 19 edições do MotoCheck-Up, promovido pela entidade, o freio traseiro é o item que lidera as estatísticas de necessidade de reparo ou substituição nas motocicletas, com 33,4%. Também foram identificados 27,4% de veículos com defeitos na relação (transmissão) e 27,3% com problemas no freio dianteiro. Vale ressaltar que a ação não tem caráter de fiscalização, sendo destinada à conscientização dos motociclistas sobre a importância da condução segura.

Circuito de motos
Além da atividade de check-up na Marginal Tietê, o Maio Amarelo promove nesta semana o evento “Pilotando a vida com segurança”, que montará um circuito no estacionamento externo do Shopping Eldorado. A atividade acontece de terça (16) até sexta-feira (19), das 10h às 16h.

No local, serão apresentadas dicas de segurança com orientações de frenagem e ultrapassagem, entre outras informações.  Os interessados poderão treinar gratuitamente no circuito.

Programação
O Maio Amarelo conta com a parceria da Fundação Bloomberg, do aplicativo 99 e das empresas Shimano e Caloi. Nas duas primeiras semanas, promoveu atividades voltadas à conscientização de pedestres e ciclistas. Nas próximas semanas, a programação será voltada para veículos de passeio e para veículos coletivos e de carga. Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar e sugerir programações próprias por meio do site do evento.

Confira alguns dos eventos programados:

Veículos de passeio – 21 a 27 de maio
Uma das ações feitas durante essa semana será sobre o uso consciente das vagas especiais, que são voltadas para pessoas com deficiências, idosos e gestantes. Também estão programadas várias apresentações de teatro e distribuição de materiais educativos para os condutores.

Veículos coletivos e de carga – 28 a 31 de maio
Um ônibus antigo e um novo vão ficar expostos em frente ao Pátio do Colégio, e receberão o público, que conhecerá a evolução dos coletivos no decorrer dos anos.