Domingo, 22 de Janeiro de 2017 | Horário: 13:03

Terceira ação do Calçada Nova - Mutirão Mário Covas beneficia Vila Maria

Programa recuperou passeios da Praça Oyeno, no Jardim Japão. Iniciativa amplia acessibilidade de bairros na periferia

A terceira ação do programa Calçada Nova - Mutirão Mário Covas acontece a partir deste domingo (22) na Vila Maria, zona norte. No primeiro dia da intervenção, foram revitalizados os passeios da Praça Oyeno, no Jardim Japão. Programa tem como objetivo promover, junto à população, a recuperação das calçadas e a ampliação da acessibilidade de bairros na periferia. M’Boi Mirim e Itaim Paulista já foram beneficiados pela iniciativa.

Para reforçar a importância da conservação de calçadas para a inclusão das pessoas com deficiência, o prefeito João Doria participou nesta manhã de uma vivência em que percorreu, em uma cadeira de rodas, cerca de 100 metros da rua Osaka. Doria realizou o trajeto acompanhado pelo secretário Cid Torquato (Pessoa com Deficiência) e por membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que apontaram as principais dificuldades de acessibilidade causadas por calçadas mal conservadas.

“As pessoas com deficiência têm o direito de ter uma vida autônoma. Então as construtoras e os proprietários de imóveis têm que ter consciência e contribuir com a acessibilidade e a conservação das calçadas”, afirmou o prefeito Doria.

Após a vivência, como nas edições anteriores, o prefeito participou ativamente dos trabalhos de reforma das calçadas, ajudando a retirar entulho, a finalizar um trecho da obra em uma das calçadas e a plantar um muda de ipê. “Todos os domingos, durante quatro anos, vamos convidar a população para ajudar com as calçadas novas. Assim que vamos melhorar a cidade: acordando cedo, trabalhando muito, dormindo tarde e estando ao lado da população, especialmente a mais humilde”, disse Doria.

Segundo a Prefeitura Regional Vila Maria/ Vila Guilherme, o programa prossegue durante a próxima semana com a reforma de passeios em praças, parques e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro. No total, uma equipe com 70 pessoas trabalhará na ação. Um dos pontos que receberá melhorias é a Praça Novo Mundo, localizada no Parque Novo Mundo. Serão realizados, ainda, serviços concentrados de zeladoria no Jardim Julieta e no Jardim Brasil.