Sexta-feira, 30 de Julho de 2021 | Horário: 13:55

Baixas Temperaturas: Tendas distribuem cerca de 4 mil agasalhos e cobertores para à população em situação de rua nos dois primeiros dias de operação

Ação conta com cinco tendas temporárias que realizam a distribuição de alimentos quentes, agasalhos e cobertores; a tenda na região de Santo Amaro agora está na Praça Floriano Peixoto

A ação de reforço da Prefeitura de São Paulo à Operação Baixas Temperaturas finalizou os dois primeiros dias de funcionamento com 3.810 cobertores e agasalhos distribuídos, sendo 1.220 mantas e 750 peças de roupa apenas no segundo dia. No total, já foram distribuídos até agora cerca de 7.620 bebidas quentes e 7.000 sopas.

A ação intersecretarial, organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) com a participação da sociedade civil e de organizações do terceiro setor, conta com cinco tendas montadas que realizam a distribuição de sopa, chá, chocolate quente, agasalhos e cobertores em diferentes regiões da capital. Além dos alimentos, a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) colocou sete ônibus extra e mais 15 Vans do Atende, além dos veículos já utilizados desde o fim de abril, para garantir o transporte de quem aceitar o abrigamento.

A operação segue até segunda-feira (02/8), nos seguintes pontos:

1. Praça da Sé (região Central),
  2. Praça Princesa Isabel (Luz),
  3. Largo da Concórdia (Brás)
  4. Praça Miguel Dell’erba (Lapa)
  5. Praça Floriano Peixoto (Santo Amaro).

Nesta sexta-feira (30/7), a Cruz Vermelha São Paulo, em parceria com a SMDHC, realiza nova rodada de distribuição de kits de inverno, que também são compostos por kits de higiene, como foi realizada na tenda na Praça da Sé no primeiro dia de operação da ação emergencial. Hoje, a partir das 16h30, serão distribuídas 467 unidades no Largo da Concórdia, 267 na Praça Miguel Dell’erba e 267 na Praça Floriano Peixoto

Como ajudar
A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.