Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 | Horário: 10:50

Telemedicina é realidade na rede SUS de São Paulo

Aplicativo e-saúdeSP integra dados clínicos e telemedicina e tem sido usado durante a pandemia da Covid-19

O termo telemedicina ganhou notoriedade em 2020, sobretudo com a pandemia do novo coronavírus. A tecnologia que permite ao médico chegar virtualmente até o paciente em qualquer hora, data e local, já é uma realidade na rede SUS de São Paulo.

Na estreia do podcast Saúde+ Cast da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o médico e Coordenador Setorial de Urgência e Emergência do Avança Saúde, Marcelo Takano, fala sobre o avanço da telemedicina e explica como o aplicativo e-saúdeSP, a plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista, além de outras funcionalidades, agilizou o atendimento e o diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19.

Pelo aplicativo e-SaúdeSP, disponível para dispositivos Android, iOS e em versão web, a pessoa tem acesso ao @covid, que faz o acolhimento de pacientes com suspeitas ou dúvidas sobre a doença. Nela, o usuário aponta seus sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. O cidadão recebe de volta mensagem sobre a sua situação de saúde e orientações, permitindo ainda a realização de uma teleconsulta com profissional de saúde, se indicado.

Para saber mais, clique no link abaixo e escute o podcast Saúde+Cast. Ou, ainda, ouça pelo YouTube, no canal da Secretaria Municipal da Saúde.

Clique aqui e ouça o podcast Saúde+ Cast.